sábado, 7 de janeiro de 2012

Palmeiras conquista segunda vitória na Copinha e garante liderança

Por Danielle Rosa

Juniores prestam homenagem ao goleiro Marcos. Foto: Cesar Greco/AE
A equipe juniores do Palmeiras entrou em campo na noite desta sexta-feira, 06, e garantiu mais uma vitória na Copa São Paulo. Diante do Rondonópolis-MT, o Verdão fez 3 a 0 e assumiu a liderança isolada do grupo E, com seis pontos em dois jogos disputados.

O jogo aconteceu no estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara, e nem mesmo o temporal que caiu sobre a cidade no momento da partida atrapalhou os meninos. Luiz Gustavo, Diego e João Denoni foram os atletas que marcaram a favor do alviverde.

O elenco do Palmeiras aproveitou alguns minutos antes de a bola rolar para fazer uma homenagem ao goleiro Marcos, que encerrou a carreira no meio desta semana. Os meninos entraram em campo carregando uma faixa com os dizeres: “Obrigado, São Marcos!”.

A equipe do técnico Márcio Vicente Rodrigues volta aos gramados na próxima segunda-feira, 09, para enfrentar o Ferroviária-SP, no estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara, às 19h. O jogo fecha a primeira etapa da Copinha, onde os primeiros colocados e os oito melhores segundos lugares seguem na fase eliminatória. A entrada é gratuita.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Marcos deixa os gramados

Por Danielle Rosa

Ídolo alviverde não supera dores no corpo
e encerra carreira. Foto: Divulgação
O goleiro Marcos anunciou nesta quarta-feira o que já era esperado há algum tempo: sua aposentadoria. O ídolo alviverde surpreendeu a diretoria com a notícia logo na reapresentação do elenco na temporada de 2012. Marcos chamou o gerente de futebol, Cesar Sampaio, e o vice de futebol, Roberto Frizzo, e colocou um ponto final em sua carreira. “Pô Sampaio, f.. vou ter que parar”, disse o goleiro.

O ex-camisa 12 contou que o principal motivo para ele abandonar os gramados foram as lesões pelo corpo que o atingiram durante a carreira. Marcos sente muitas dores, principalmente nos dois joelhos, e por esse motivo resolveu pendurar as chuteiras e as luvas.

O goleiro aproveitou as férias ao lado da família para tomar a decisão. “Ele disse que falou com a mulher. ‘Eu vou ficar muito chateado se eu ficar em casa? Você vai me aguentar?’ ela disse que tudo bem”, revelou Sampaio.

A notícia da aposentadoria de Marcos chegou pela boca do dirigente Cesar Sampaio. O gerente de futebol disse ainda que Marcos deve continuar no Palmeiras, mas trabalhando longe dos gramados, na parte administrativa ou em alguma função ligada ao futebol. O cargo exato ainda não foi definido pela diretoria.

Jogo de despedida? Para os palmeirenses e amantes do profissional, será a última oportunidade de ver o “São” Marcos em campo. O atleta se recusou a fazer o jogo de despedida diante do Ajax-HOL, que será no próximo dia 14, no Pacaembu. Agora, os dirigentes do clube tentam organizar um adeus mais adequado ao goleiro. A idéia é reunir os ídolos que conquistaram a Libertadores de 99, o mais importante da história do Palmeiras.

Carreira

Marcos deve ter jogo de despedida. Foto: Danielle Rosa
Marcos entrou no time titular do Palmeiras no final dos anos 90, quando assumiu o lugar de Velloso. Vai levar na memória os melhores momentos que passou com a camisa do clube, entre eles a conquista da Libertadores de 99 e a o título da Série B do Campeonato Brasileiro que fez o Verdão voltar à elite do futebol, em 2003.

A maior dor foi não ter conquistado o Mundial de Clubes. O Palmeiras perdeu para o Manchester United por 1 a 0, em 99 e se despediu sem a taça. “Admiti que falhei no gol do Manchester e até cheguei a falar que estava bem se a partida fosse para os pênaltis. Se isso acontecesse, teria consagrado. É um peso que carrego”, desabafou o goleiro.

Marcos marcou sua passagem pelo futebol na história do clube. Ficou conhecido como “São Marcos” e chegou a ser escolhido para ser goleiro titular da seleção brasileira na Copa de 2002, na conquista do pentacampeonato.

Aos 38 anos, Marcos deixa o Palmeiras e o futebol. O goleiro participou de 530 jogos com a camisa verde e branca e não atuava desde o dia 18 de setembro, no empate em 1 a 1 contra o Avaí. As dores pelo corpo já não deixavam o atleta atuar com muita frequência.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Palmeiras estreia com goleada na Copinha

Por Danielle Rosa

Acabadas as festas de final de ano é hora de voltar à rotina. E com o futebol não é diferente, a competição que abre 2012 mostra justamente as pedras preciosas de cada time. As luzes se voltam para a Copa São Paulo de Juniores que apresenta os meninos da categoria de base dos times paulistas.

Os jogos começaram nesta terça-feira, 03, e o Palmeiras estreou em grande estilo. Os garotos venceram a equipe do Linhares-ES por 5 a 0. A partida aconteceu em Araraquara, no estádio da Fonte Luminosa.

Os gols saíram dos pés de Diego Souza e Hugo (que marcaram duas vezes cada um), e Luiz Gustavo.

O torcedor palmeirense marcou presença no estádio para ver de perto os craques que podem vir a fazer parte do elenco profissional. O Palmeiras levou para a Copa São Paulo 30 jogadores, a maioria deles nomes de peso do sub-17.

Um dos atletas que entrou em campo na noite desta terça-feira não conteve a alegria da goleada e extravasou nas redes sociais. Bruno Dybal, meia esquerda do elenco sub-17, participou da vitória na estreia da Copinha e compartilhou a felicidade do resultado no facebook.




O Palmeiras volta a campo na próxima sexta-feira, 06, ainda em Araraquara, na Arena da Fonte. A partida acontece diante do Rondonópolis, às 21h.

Torcida organizada agenda protesto contra falta de reforços

Por Danielle Rosa

A principal torcida organizada do Palmeiras, a Mancha Verde, pretende fazer um protesto na tarde desta quarta-feira para reivindicar a falta de reforços para a temporada de 2012. Revoltados, os torcedores querem demonstrar a insatisfação com a diretoria, que não trouxe os nomes pedidos por Felipão para reforçarem o elenco.

Cesar Sampaio é um dos alvos dos manifestantes. Membros da Mancha não acreditam em mudanças na cúpula do clube e vêem o gerente de futebol, Cesar Sampaio, como mais um dos homens de confiança do vice Roberto Frizzo.

O protesto está marcado para começar às 14h desta quarta, mesmo dia da reapresentação do elenco na Academia de Futebol, que acontece às 16h.

No site da torcida organizada, um texto chama todos os associados a comparecerem no protesto.

Leia na íntegra:

Salve Família,

A diretoria da Mancha convoca todos os associados para o dia 4 de janeiro, na reapresentação do elenco, em grande manifestação de protesto contra nossa incompetente diretoria que não contratou, não reforçou o elenco e deu provas da sua incapacidade ao manter o mesmo plantel que nos envergonhou nos dois últimos anos!

Protestaremos contra a eterna briga de egos e vaidade que assolam nossos dirigentes, essa vergonha de oposição-situação que a cada gestão só piora a situação do Palestra e humilha nossa torcida.

Todos os times se reforçaram e menos o Palmeiras. Queremos um diretor de futebol que tenha autonomia de trabalho e não seja uma marionete de nosso vice-presidente. Jogadores de nível e um elenco respeitável!!! É o mínimo que podem fazer após tantas vergonhas!

Saudações manchistas.


Site da torcida organizada pede para todos comparecerem ao protesto desta quarta-feira. Foto: Divulgação

Palmeiras começa 2012 sem reforços de peso

Por Danielle Rosa

O elenco alviverde e os torcedores ainda tentam esquecer a temporada passada e a atuação sem brilho da equipe palmeirense. Sem títulos ou passagem para torneios expressivos como a Libertadores, Felipão afirmou nos últimos dias de 2011 que estava cansado de comer feijão com arroz e queria camarões. Mas parece que esses tais de camarões andam em falta no mercado.

Sem nenhum reforço de peso, o Palmeiras se reapresenta nesta quarta-feira, às 16h, na Academia de Futebol. Durante a pré-temporada o elenco irá realizar trabalhos no centro de treinamento e os atletas ficarão concentrados no hotel Holiday Inn, na zona norte de São Paulo.

Os nomes que Felipão havia proposto para integrarem o time neste ano estão bem longe do CT alviverde. O presidente Arnaldo Tirone admitiu que há dificuldades para trazer novos atletas e disse ainda que alguns conselheiros tentaram ajudar, mas sem sucesso. “Hoje as contratações não são fáceis. Alguns conselheiros até tentaram ajudar me perguntando: posso tentar contratar o Thiago Neves, o Diego Tardelli? Falei: claro, te dou o telefone, vai lá e tenta. Eles entenderam que não é tão fácil assim”, afirmou o cartola à Rádio Transamérica.

Felipão anda decepcionado e já avisou a torcida que não dá pra esperar muito do Palmeiras. “Disputar uma Libertadores é ótimo, mas se eu ganhar um Campeonato Paulista pelo Palmeiras, pelas dificuldades que temos, vai ser como se fosse umas cinco Libertadores”, disse o técnico em entrevista ao jornal Estado de S.Paulo.

O único que chega ao clube é o lateral-esquerdo Juninho. O atleta veio do Figueirense e foi um dos destaques do Brasileirão do ano passado. Tirone assegura que o Palmeiras ainda busca trazer mais cinco reforços e que vai continuar trabalhando para que 2012 seja um ano melhor para o elenco e para o torcedor palmeirense.

Felipão fica fora dos três primeiros jogos do Paulistão

Por Danielle Rosa

Suspenso, Felipão não participa do início do Paulistão
Fotos: Danielle Rosa
O ano mal começou e os ventos já não sopram lá muito bem pros lados do Palmeiras. As dificuldades em formar um elenco de peso vêm assombrando os torcedores e a comissão técnica. Além disso, o técnico Luiz Felipe Scolari recebeu uma punição do Tribunal de Justiça Desportivo (STJ/SP) e está fora das três primeiras rodadas do Campeonato Paulista.

O comandante foi suspenso devido a um fato que aconteceu no Estadual do ano passado, quando o alviverde foi eliminado na semifinal ao perder nos pênaltis para o Corinthians. A confusão envolveu o treinador e o árbitro Paulo César de Oliveira.

Os palmeirenses alegaram que foram prejudicados durante o jogo. O zagueiro alvinegro Danilo foi expulso depois de cometer uma falta violenta e logo em seguida Felipão também levou o cartão vermelho. Na súmula da partida, o árbitro Paulo César de Oliveira assegurou que Felipão já havia sido advertido por invadir o campo, mas foi expulso após gesticular contra a arbitragem insinuando “roubo”.

A intriga entre os lados ficou ainda mais tensa quando Felipão disse na entrevista coletiva realizada após o jogo que Paulo César havia prejudicado o seu time, e que a escalação do árbitro havia sido adiantada por um jornal paulista antes do sorteio da Federação Paulista. A confusão levantou suspeita sobre a escalação do trio de arbitragem.

O treinador foi a julgamento e recebeu suspensão por seis partidas e uma multa de R$ 40 mil. O clube entrou com um recurso e conseguiu minimizar os efeitos da pena. O Palmeiras pagou nada menos do que R$ 24.200,00 para converter três jogos de gancho e a multa caiu pela metade, foi para R$ 20 mil.

Resultado: Felipão não irá comandar o elenco alviverde nos jogos contra o Bragantino, Portuguesa e Catanduvense.

Deola fica fora da estreia do Palmeiras na temporada
E não é apenas o técnico que vai começar o ano com o pé esquerdo. O goleiro Deola também foi punido pelo STJ pela confusão da mesma partida. Mas o motivo foi outro. Revoltado com a arbitragem do jogo, Deola extravasou nas redes sociais e expôs suas reclamações via twitter. “Parabéns para a FPF pela honestidade e imparcialidade demonstrada e representada hoje pela figura do Sr. PAULO CÉSAR DE OLIVEIRA”, escreveu em sua página na internet.

Deola pegou duas suspensões, mas o departamento jurídico do Palmeiras conseguiu converter uma delas em doação de 20 cestas básicas no valor de R$ 70 cada (num total de R$ 1.400).

O camisa 22, portanto, não entra em campo no jogo de estreia do Palmeiras, que acontece no próximo dia 22 de janeiro, diante do Bragantino, às 17h, em Bragança Paulista.