sábado, 17 de setembro de 2011

Time B é relegado por Felipão e Departamento de Comunicação

Por Ruben Fontes Neto
Especial para o Palestra Diário

Há muito tempo se discute o porquê do Palmeiras ter um time B. Embora a ideia inicial seja boa, imitando grandes times europeus que também tem seus times B, o projeto acabou desvirtuado com o tempo e frequentemente fala-se na extinção da equipe, que hoje está relegada pelo próprio clube.

Na coletiva dessa sexta-feira, o treinador Felipão deu o aviso. Questionado se não seria melhor subir alguém da base para o profissional ao invés de fazer contratações como a de Pedro Carmona, o técnico foi enfático: “os bons da base já estão comigo”. O treinador ainda deu exemplos de quando treinava o Grêmio: “Subi o Arílson e o Carlos Miguel com 17, 18 anos. Sabe porquê? Porque eles eram muito bons. Se tivesse alguém na base com 10 anos de idade que eu visse que tem talento já estaria comigo aqui no profissional”.

Atualmente as revelações das equipes de base que estão no profissional são o lateral-esquerdo Gabriel Silva, o meia Patrick e o atacante Vinícius. O terceiro goleiro Raphael Alemão, quando não é convocado para o time A, joga pelo time B.

Já jogadores que no ano passado tiveram chances no time profissional, hoje estão emprestados ou no time B. Casos de Gualberto, recentemente emprestado ao ABC, Luis Felipe, lateral-direito destaque na Copa São Paulo que está no Bragantino, e o volante Bruno Turco, que defende o time B na Copa Paulista.

O próprio site oficial do clube deixa a equipe B de lado. Para o jogo do fim de semana contra o XV de Piracicaba, três jogadores estão suspensos: Jonatas, Amoroso e Gilsinho. No provável time que enfrenta o Nhô Quim, todos os três aparecem como titulares. Os pós-jogos se limitam a passar os autores dos gols e as escalações.

“Relegados”, os garotos do Palmeiras B jogam neste sábado, às 19h00, no Barão de Serra Negra. A equipe ocupa atualmente a terceira colocação do Grupo 3 com 18 pontos ganhos. Se conseguir vencer o time piracicabano, o Verdinho praticamente garante sua vaga na próxima fase.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Felipão: “O problema do Palmeiras é o ciúmes”

Por Danielle Rosa

Felipão fala sobre os problemas do Verdão. Foto: Danielle Rosa

A tarde desta sexta-feira, 16, foi movimenta na Academia de Futebol. Após a apresentação de Pedro Carmona, que chegou para compor o meio-campo alviverde, o técnico Luiz Felipe Scolari conversou com os jornalistas antes de entrar em campo para comandar o treino do dia.

Descontraído, Felipão falou sobre a nova contratação, o jejum de vitórias que vem enfrentando e ainda brincou sobre os bastidores do clube. “Todo mundo aqui tem ciúmes. Ciúmes de homem é dose e aqui no Palmeiras. Quem disser alguma coisa que não for A, B ou C já começa uma guerra”, disse o técnico.

Quando a conversa chegou aos maus resultados que o clube vem apresentando, Felipão elogiou os jogadores, mas alertou que é necessário melhorar para continuar a caminhada. “A gente tem solucionado um problema e depois acontece outro. Tínhamos uma zaga que em 13 jogos levou 9 gols, e agora em cerca de 7 partidas tomamos 13. São problemas que não estávamos esperando. Perdemos alguns pontos que não sei como deixamos escapar. Agora é correr atrás do prejuízo”.

“Eu só queria que meus jogadores chaves não estivessem machucados. O maior problema do meu time é esse. Um deles é o Valdivia, um jogador de criação. Quando ele está bem todos ao redor saem jogando. Outro é o Kleber, um dos melhores centroavantes e que tem um papel fundamental. Do meio pra frente a gente passa necessidade”, complementou.

Para o treinador, o problema da falta de atletas para compor o elenco começa nas categorias de base. “Não tem, eu não vou fazer milagre. Os bons da base estão ai comigo. Se tivesse qualquer outro não me interessa nem a idade. Se ele é bom, por mim pode ter 10 anos que eu coloco no time”.

Felipão aproveitou a oportunidade para cutucar a diretoria. Revelou que Galeano, coordenador técnico da equipe, não tem autonomia dentro do clube e isso ajuda a fortalecer a oposição. “O Galeano não tem os poderes e nem participa como quem esteve antes dele no cargo. Ele não tem condições de contratar ninguém. Gostaria que ele tivesse poderes mais amplos aqui, mas eu também sou só um funcionário”, desvendou.

Sobre o novo reforço, deixou um alerta: “o Pedro Carmona atua numa posição que exige uma preparação maior, diferente do Fernandão. O Carmona é um meia e meia tem que ter habilidade e deve estar preparado. Não dá pra ele ter chegado ontem e já entrar no domingo. O que eu espero que as pessoas entendam é que são apostas, algumas vão dar certo e outras não”, afirmou.

Felipão deu razão aos protestos da torcida e sabe que o time tem que batalhar muito para voltar ao G4. “O melhor do campeonato, na minha opinião, é o que está na frente. É o melhor porque na soma geral fez por merecer. Nós perdemos oportunidades. Os outros times tropeçaram e nós não avançamos. Todas as equipes do Toninho Cecílio (técnico do Avaí) são aguerridas, fortes na marcação, com espírito de guerra . O jogo de domingo é um jogo de vida ou morte para o Avaí, e esse também é o espírito que a gente tem que enfrentar”.

O Palmeiras volta a campo no próximo domingo, 18, às 16h, diante do Avaí, na Ressacada. Maikon Leite deve voltar a compor o elenco, já que vem treinando normalmente com o grupo após se recuperar de uma lesão na coxa esquerda. Kleber e João Vitor também voltam a defender a camisa verde e branca.

Os desfalques ficam para o lateral esquerdo Gabriel Silva e o meia Patrik, suspensos por terem recebido o terceiro cartão amarelo. Valdivia segue se recuperando de uma lesão muscular e ainda permanece do lado de fora do elenco.

Carmona é apresentado oficialmente

Por Danielle Rosa

Pedro Carmona chega ao Verdão para reforçar o meio=campo, posição carente do elenco. Foto: Danielle Rosa
O novo reforço do do Palmeiras foi apresentado no início da tarde desta sexta-feira, 16, na Academia de Futebol. Pedro Carmona, ex-Criciúma, chega para compor um setor carente do elenco de Felipão, o meio de campo.

“Eu cheguei aqui num clima muito bom e fui bem recebido. O pessoal não está de cabeça baixa, eles sabem que o clube está enfrentando apenas uma fase ruim, mas tudo isso vai passar. E essa volta por cima começa no domingo e vamos em busca do G4”, revelou o atleta.

As negociações entre o alviverde e o meia Carmona levaram um tempo para de fato serem concretizadas. Isso porque o antigo clube do jogador, o Criciúma, não queria liberá-lo. Carmona entrou com uma ação na justiça pedindo o desligamento e foi atendido.

“A questão judicial foi a única alternativa que me restou. Eu recebi a proposta do Palmeiras e o Criciúma não quis liberar. Sendo que no meu contrato tinha uma cláusula que dizia que se eu tivesse procura de outro clube e quisesse ir eu poderia sair de imediato”, afirmou.

O nome de Pedro Carmona já foi inscrito no BID (Boletim Informativo Diário) e com isso ele pode estrear com a camisa 21 já no próximo domingo, 18, contra o Avaí, na Ressacada.

“O jogador tem que estar pronto e sempre com a cabeça no lugar, porque quando menos esperar a sua chance pode chegar. E a minha eu acredito que é aqui no Palmeiras. Se o Felipão precisar já estou pronto para o domingo”.

Carmona já treinou com o elenco na tarde de ontem para começar a conhecer os companheiros e o técnico. O meia falou sobre suas características dentro de campo e também como pretende ajudar o Verdão. “Sou um jogador canhoto, técnico e de bom passe. Tento sempre ajudar os atacantes e não tenho medo de arriscar de bola parada. Ontem no treino teve algumas oportunidades para bater falta. O Assunção bateu e fez o gol e depois eu bati e fiz gol também. Vou deixar pra ele decidir sempre porque ele é muito melhor do que eu, mas eu me considero um bom batedor de falta”.

Carmona chega ao Palmeiras em um período conturbado. O alviverde escorregou para o 8º lugar na classificação do Campeonato Brasileiro e segue com uma diferença de 9 pontos do líder Corinthians. Outro número que ainda tira o sono dos palmeirenses é o tanto de empates que o time arrecadou: 10.

Mesmo com a fase difícil, Carmona chegou já deixando um recado aos torcedores: “um clube como o Palmeiras não tem limites. Vitórias em sequência nos coloca de volta ao G4 e temos time sim pra chegar à Libertadores e ao titulo também”.

Se o camisa 21 seguir os passos de seus ídolos é bem provável que em breve as arquibancadas voltarão a vibrar. “O Valdivia é um grande jogador e eu não posso ter medo de concorrência. Espero que ele volte logo, quero aprender com ele dentro de campo. aqui dentro do Palmeiras eu tenho dois ídolos, Ademir da Guia e, em especial, o Alex que é um meia canhoto. Ele é o jogador em quem eu me espelho muito e o futebol dele é incrível. Claro que hoje eu não tenho um nome ainda, mas quem sabe eu não possa me tornar um ídolo como o Alex”, finalizou.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Palmeiras ainda mantém título de melhor defesa do campeonato

Por Danielle Rosa

O Verdão enfrenta um jejum de vitórias que amargurou a torcida. No returno do Campeonato Brasileiro, o alviverde só conseguiu empates e derrotas. No último confronto, contra o Internacional, o Palmeiras viu Leandro Damião marcar os três gols da partida e com isso surgiu o protesto da torcida, que cantou virada de costas para o gramado, além de pichar os muros do Palestra Itália.

Mesmo com as semanas conturbadas, o clube paulista ainda mantém a pose de melhor defesa do campeonato. O elenco defensivo de Felipão sofreu 23 gols em 23 jogos disputados, número que apenas o rival Cornthians conseguiu alcançar até o momento.

Contra o Avaí, no próximo domingo, 18, na Ressacada, a equipe quer manter o bom desempenho. Felipão afirmou que a defesa ainda deve ter algumas alterações táticas para não sofrer gols como vem acontecendo."Não é que está tirando meu sono, mas tenho que pensar se preciso modificar um pouco mais a forma de jogar para voltar a ter uma consistência e uma solidez defensiva. Quando estávamos bem ali atrás, sem sofrer muitos gols, era muito difícil de sermos derrotados", disse o técnico.

No Brasileirão, o Palmeiras chegou a ficar oito partidas sem sofrer gols. Mas isso não acontece há oito rodadas, quando empatou com o Grêmio em 0 a 0. Neste ano, o alviverde continua entre os melhores clubes no sistema defensivo, com uma média de 0,87 gols sofridos por jogo. Em um total de 23 partidas, o Palmeiras deixou o gramado sem sofrer com as redes balançando.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Enquete: Valdivia é peça fundamental para o elenco alviverde

Por Danielle Rosa

A equipe do Palestra Diário realizou uma enquete na última semana querendo saber do internauta se o meia Valdivia faz falta para o elenco de Felipão. O resultado não nega a preferência do torcedor, 88% dos votos afirmam que a ausência do chileno incomoda. Apenas 11% disseram que Valdivia não faz falta à equipe.

A carência de um meia no quebra-cabeças alviverde chama a atenção do técnico Luiz Felipe Scolari. Para tentar amenizar essa deficiência, o Palmeiras contratou um novo reforço. Pedro Carmona, ex-Criciúma, se apresenta na Academia de Futebol na próxima sexta-feira, 16.

Julgamento de Felipão, Valdivia e Chicão é marcado para sexta

Por Danielle Rosa

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) agendou o julgamento do clube alviverde e do técnico Luiz Felipe Scolari para a próxima sexta-feira, 16, no Centro do Rio de Janeiro, às 13h30. O meia Valdivia e o zagueiro corinthiano Chicão também estarão presentes na sessão e serão ouvidos pela Quarta Comissão Disciplinar do órgão.

O caso que envolve o clube e o técnico Felipão aconteceu no dia 31 de agosto quando Palmeiras e Botafogo se enfrentaram no Engenhão pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o treinador cumpria sua última partida de suspensão e estava proibido pelo STJD de comandar o time à beirada do gramado. Entretanto, Felipão foi ao vestiário durante o intervalo da partida e após instruir o elenco teria supostamente agredido um fotógrafo que tentava registrar o episódio.

O técnico será enquadrado no artigo 228, que determina antiético exercer atividade na modalidade desportiva durante o período de suspensão. A pena pode variar de 90 a 180 dias de afastamento. Com isso, Felipão pode perder o restante do Brasileirão.

O Palmeiras também será julgado, mas pelo artigo 227 (admitir ao exercício de cargo ou função, remunerados ou não, quem estiver eliminado ou em cumprimento de pena disciplinar, na mesma modalidade). O clube deverá arcar com uma multa que pode chegar a R$ 100 mil.

Já Valdivia e Chicão foram convocados pelo STJD por trocarem acusações dentro e fora de campo após o clássico entre Palmeiras e Corinthians. O meia chileno afirmou ter sido agredido por Chicão, e após o término da partida os atletas continuaram se alfinetando durante as entrevistas.

Os jogadores responderão ao artigo 258 por assumirem conduta contrária à disciplina ou ética desportiva, e podem ser suspensos por até seis partidas. Com a punição, Valdivia e Chicão são desfalques já na rodada do final de semana.

Lesionado, Cicinho fica fora das próximas partidas

Por Danielle Rosa

Cicinho sente dores no tornozelo direito e desfalca elenco nos próxims jogos. Foto: Piervi Fonseca/Agif/Gazeta Press
Como se não fosse o suficiente a pressão da torcida, o jejum de vitórias e as preocupações da diretoria, Felipão também outro problema pela frente: os atletas lesionados. E mais um deles entrou para a lista de desfalques do alviverde. O lateral-direito Cicinho se machucou durante os treinos e pode ficar fora de quatro a seis semanas.

O jogador torceu o tornozelo direito na tarde desta terça-feira e não esteve presente na manhã de hoje durante as atividades. O substituto natural de Cicinho seria Paulo Henrique, que chegou há quatro meses para defender o Palmeiras. Ele é o único lateral-direito que ainda resta no elenco de Felipão, mas nunca atuou em uma partida oficial pelo clube.

Para o jogo de domingo contra o Avaí, na Ressacada, Felipão deve improvisar o volante Márcio Araújo para a posição e posicionar Chico no meio de campo. Ao lado de Cicinho, Valdivia e Dinei também desfalcam a equipe por conta de lesões, e Gabriel Silva e Patrik não entram em campo por cumprirem suspensão.

A novidade fica para a possível volta do atacante Maikon Leite. O camisa 7 se recuperou de uma lesão e deve voltar a defender o Verdão. Outra carta de Felipão é investir no recém-contratado Pedro Carmona, que pode ser relacionado caso seu nome apareça no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF ainda essa semana.

Carmona assina com o Palmeiras e será apresentado nesta sexta

Por Danielle Rosa

Novo reforço do Verdão, Pedro Carmona se apresenta nesta sexta.
Foto: Dovulgação
Mais uma especulação do Palmeiras se tornou realidade. O meia Pedro Carmona fechou com o clube paulista até dezembro de 2012 e aguarda liberação do seu nome no BID (Boletim Informativo Diário) para poder entrar em campo com a camisa do Verdão.

O jogador será apresentado nesta sexta-feira, 16, às 13h30, na Academia de Futebol. O Palmeiras é dono dos direitos federativos do atleta junto ao São José-RS e pode renovar por mais um ano o contrato do meia.

"Estava vivendo uma ansiedade enorme. O Palmeiras certamente é a maior chance da minha vida e quero fazer de tudo para ser feliz e conquistar títulos aqui", revelou Carmona.

O novo camisa 21 chega para atuar em uma posição carente do time de Felipão e poderá ser relacionado já para a próxima partida diante do Avaí, no domingo, 18, na Ressacada.

Ficha técnica:
Nome completo: Pedro Carmona da Silva Neto
Idade: 23 anos (15/04/1988)
Natural de: Porto Alegre-RS
Altura: 1m77
Clubes: Juventude (2007-08), Internacional B (2008), São José/RS (2008-09), Figueirense (2010) e Criciúma (2011).
Títulos: Vice-campeão brasileiro da Série B em 2010, pelo Figueirense

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Palmeiras volta ao treinos sob o olhar do presidente Tirone

Por Danielle Rosa
Assunção afirma que time vai reagir para se classificar para a Libertadores. Foto: Danielle Rosa
O final de semana foi conturbado para o alviverde. O time perdeu por 3 a 0 do Internacional no último domingo e caiu para a 8ª posição do Campeonato Brasileiro. Após a derrota, o Palmeiras teve que enfrentar a revolta da torcida, que pichou os muros no Palestra Itália e da loja oficial do clube pedindo a saída de Felipão, do atacante Luan e mudanças na diretoria.

A segunda-feira foi de folga para jogadores e comissão técnica. Na manhã desta terça-feira, as atividades na Academia de Futebol voltaram ao normal. O clima de silêncio prevaleceu.
O presidente alviverde, Arnaldo Tirone, assistiu aos treinos junto com o técnico Luiz Felipe Scolari. O vice de futebol, Roberto Frizzo, também acompanhou a rotina dos atletas ao lado dos jornalistas.


O volante Marcos Assunção falou sobre as dificuldades que o time vem enfrentando a sobre os objetivos do elenco. “Do jeito que está é bom dar uma parada mesmo. Não estamos ganhando mais. Essa folga no meio da semana vai ser boa pra gente respirar. Depois de uma derrota como foi a do Inter tem que ter vergonha na cara”, afirmou.

Assunção falou também sobre a sequência de jogos sem vitória, nas últimas dez partidas disputadas, ganhou apenas uma. “Para ganhar temos que trabalhar muito. Temos que ir para Santa Catarina pensando em conseguir a vitória. O nosso objetivo mínimo é a Libertadores e se deixarmos passar fica difícil”.

A visita do presidente foi assunto. “O Tirone é um cara equilibrado e nesse momento é bom termos essa conversa junto com ele para saber o que tem de errado. Somos um clube e estamos vivendo um momento ruim. E estamos todos nessa mesma situação. Ele veio para nos dar força”, revelou o volante.

O experiente Marcos Assunção comentou ainda sobre os protestos da torcida. “O jogador de futebol vive de resultados. Se a vitoria não vem fica tudo ruim. A torcida tem razão em protestar. Eles vão ao estádio, nos incentivam e querem ver o time sair com a vitória. Se eu fosse lá e meu time não ganhasse eu também sairia decepcionado”.

Para finalizar deixou um recado: “o objetivo sempre foi ganhar o título e em segundo plano se classificar para a Libertadores. Ficar mais um ano na Sul-Americana não dá”.

Maikon Leite pode voltar ao time nos próximos jogos

Por Danielle Rosa

 
O atacante pode ser a novidade contra o Avaí. Foto: Divulgação
A novidade nos treinos desta terça-feira fica para a volta de Maikon Leite. O camisa 7 vem se recuperando de uma lesão na coxa esquerda e apareceu hoje no Centro de Treinamento para fazer uma leve corrida ao redor do campo.

O atacante ficou fora das últimas cinco rodadas do Brasileirão e segundo informações do departamento médico do Palmeiras, Maikon Leite pode voltar a treinar com o elenco a partir de amanhã e deve voltar ao time nos próximos jogos.

O atleta correu ao lado do lateral-direito Paulo Henrique. Os jogadores treinaram separadamente do elenco principal fazendo uma corrida leve ao redor de meio campo. O elenco alviverde alternou treinos físicos realizados no gramado com reforço muscular.

A equipe deve voltar a treinar durante o período da tarde, mas não será aberto para imprensa. O Palmeiras volta a campo apenas no próximo domingo, 18, contra o Avaí, às 16h, na Ressacada.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Pedro Carmona deve ser apresentado essa semana no Palmeiras

Ex-jogador do Criciúma conseguiu uma liminar da Justiça para se desvincular do clube. Com isso, o meia poderá finalizar as negociações com o alviverde

Por Danielle Rosa

Pedro Carmona pode ser o último reforço alviverde na temporada.
Foto: João Pedro Alves - Assessoria do Criciúma E.C.
Nos próximos dias mais uma novidade poderá aparecer na Academia de Futebol do Palmeiras. O meia Pedro Carmona deve assinar com o Verdão nos próximos dias. As negociações estavam sendo brecadas por conta de um elo que existia entre o atleta e o São José-RS, que emprestou o meia para o clube catarinense até novembro deste ano.

O empresário do jogador, Fernando Otto, entrou com um pedido na Justiça para que ele fosse liberado para fechar com o Palmeiras. A liminar foi concedida nesta segunda-feira e o meia pode aparecer no clube paulista ainda nesta quarta-feira, 14.

Pedro Carmona deixou a concentração do Criciúma na semana passada. O vice-presidente do Palmeiras, Roberto Frizzo, e o supervisor de futebol, Galeano, afirmaram que a transição do meia para o alviverde já está acertada.

“Só depende da tal liminar, quando acertar essa situação será jogador do Palmeiras”, revelou o presidente Arnaldo Tirone.

A contratação de Pedro Carmona fecha as transações do Palmeiras para a temporada de 2011. O técnico Luiz Felipe Scolari já iniciou reuniões com o presidente Roberto Frizzo para discutir quem entra e quem sai do alviverde na próxima temporada.

Torcedores não aceitam derrota e picham muros do Palestra

Por Danielle Rosa

Torcida protesta após derrota por 3 a 0 para o Colorado, neste domingo. Foto: Divulgação via Twitter
A torcida alviverde, inconformada com a derrota por 3 a 0 para o Internacional na tarde deste domingo, protestou contra jogadores e diretoria ainda durante a partida gritando o mais alto que pôde: “vergonha, time sem vergonha”. Das arquibancadas para os muros do que resta do estádio Palestra Itália. Após o jogo, frases como “Time medíocre”, “Fora Felipão”, “Fora Luan” e “Fora diretoria” marcaram os muros do estádio e a porta da loja oficial do clube.

A derrota do final de semana fez o time despencar para a 8ª colocação no Brasileirão. A má fase alviverde vem atormentando a torcida há algumas rodadas. Nos últimos dez jogos, o Verdão ganhou apenas um, contra o Corinthians, empatou seis e perdeu três. No returno do campeonato, o Palmeiras ainda não venceu e segue cada vez mais distante da zona de classificação para a tão sonhada Libertadores.


Porta da loja oficial pichado. Foto: Divulgação via Twitter
O técnico Luiz Felipe Scolari já esperava pelos protestos. “Vamos ter mais quatro, cinco, seis faixas, muro pintado, o que é normal em todos os clubes. Temos de conviver com isso, mas também ter personalidade suficiente para modificar essa situação com nosso trabalho”, previu Felipão assim que terminou a partida contra o Inter.

"O que vocês esperavam? Jogando em casa e tomando de 3x0, queria que a torcida aplaudisse e fizesse festa para os jogadores? A torcida até se comportou corretamente, cantou durante todo o jogo, mas a partir do instante que o time começa a ir mal e perder, é claro que não vai aceitar. Essas manifestações são totalmente aceitáveis", revelou o treinador. 

As atividades na Academia de Futebol devem ser retomadas nesta terça-feira, 13, pela manhã. O Palmeiras volta a campo para disputar a 24ª rodada do campeonato no próximo domingo, 18, às 16h, diante do Avaí, na Ressacada. Patrik e Gabriel Silva estão fora por receberem o terceiro amarelo e Kleber volta a defender o time após cumprir suspensão.

domingo, 11 de setembro de 2011

Com 3 de Damião, Inter ganha e deixa Palmeiras ainda mais longe do sonho da Libertadores

Por Danielle Rosa

O Internacional foi até o Pacaembu e brilhou na casa do adversário. Com três gols do artilheiro Leandro Damião, o Colorado triunfou sobre o alviverde na vitória por 3 a 0 na tarde deste domingo, 11, pela 23ª rodada do Brasileirão.

Com a vitória, o Inter completou 35 pontos e subiu uma posição na classificação geral, ficando em 7º lugar. Damião, por sua vez, atingiu a marca de 40 gols no ano e segue como artilheiro do Brasil em 2011.

O Palmeiras até que tentou, mas não conseguiu brecar o ataque colorado e segue sem vencer no returno do campeonato. O alviverde despencou para 8º colocado, com 34 pontos ganhos.

O Verdão teve a posse de bola durante toda a partida, mas perdeu todas as chances de gol. Luan e Gabriel Silva foram os que mais chegaram na pequena área, mas sem sucesso. O meio-campo teve dificuldades para armar as jogadas e a solução ficou nas cobranças de bola parada, que também não tiveram efeito.

Do lado do Internacional, Leandro Damião teve o auxílio de Oscar, que atuou avançado, e dos meias Andrezinho e D´Alessandro. A parceria deu certo. O Inter dominou praticamente todo o jogo, obrigando o Palmeiras a sair no contra-ataque.

O Colorado abriu o placar ainda no primeiro tempo. Damião recebeu de Andrezinho, girou para fugir da marcação de Henrique e tocou de leve a bola para o fundo das redes logo aos 24 da etapa inicial de jogo.

A partida seguiu com uma sequência de gols perdidos pelo Palmeiras. A pressão do time paulista aumentou no segundo tempo, mas a falta de organização e entrosamento entre os jogadores não ajudou.

Nos contra-ataques o Inter aumentou a vantagem. Damião, mais uma vez, recebeu dentro da área e chutou forte, aos 37 da etapa final.

Com 2 a 0 para o Colorado, o grito da torcida alviverde começou a ecoar pelo Pacaembu: “vergonha, time sem vergonha”.

E Damião não teve piedade e fechou o placar aos 46, com direito a driblar o goleiro Marcos e entrando com bola e tudo para consagrar a vitória e levar os 3 pontos.

Palmeiras e Internacional voltam a campo no próximo domingo, dia 18. O Verdão vai até Florianópolis enfrentar o Avaí, na Ressacada, às 16h. Inter e Coritiba duelam no Beira-Rio, às 18h.

Ficha Técnica

Palmeiras 0 x 3 Internacional
Data: 11 de setembro 2011
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Arbitragem: Alício Pena júnior

Cartões amarelos:
Palmeiras: Gabriel Silva e Patrik
Internacional: Muriel, Kléber, Oscar, Sandro Silva e D´Alessandro


Gols:
Internacional: Leandro Damião, aos 24 do primeiro tempo; aos 37 e aos 46 da etapa final.


Palmeiras: Marcos, Cicinho (Chico), Henrique, Thiago Heleno, Gabriel Silva, Márcio Araújo, Marcos Assunção, Patrik (Tinga), Luan, Vinícius (Ricardo Bueno) e Fernandão
Técnico: Luiz Felipe Scolari


Internacional: Muriel, Nei, Rodrigo Moledo, Juan, Kléber, Elton, Sandro Silva (Bolatti), Andrezinho (Fabrício), D´Alessandro (Ilsinho), Oscar e Leandro Damião.
Técnico: Dorival Júnior

Palmeiras e Internacional brigam por uma vaga na Libertadores

Por Danielle Rosa

O Pacaembu recebe na tarde deste domingo, 11, a melhor defesa do Campeonato Brasileiro frente a frente com o artilheiro do país. O Palmeiras ainda não venceu nenhuma partida no returno do campeonato, mas conta com o zagueiro Henrique para brecar o autor de 37 gols na temporada, artilheiro Leandro Damião.

Palmeiras e Internacional se enfrentam pelo duelo direto por uma vaga no G4, grupo que garante vaga na Libertadores do ano que vem. O Verdão segue como a melhor defesa do Brasileirão, com 20 gols sofrido. A equipe paulista soma 34 pontos e é a 7ª colocada na classificação. Já o Inter tem Leandro Damião, artilheiro do Brasil neste ano com 36 gols marcados com a camisa do clube e um pela Seleção Brasileira. O Colorado está uma posição abaixo do alviverde na tabela, mantém a 8ª colocação, com 32 pontos.

O técnico do Palmeiras, Luiz Felipe Scolari, aposta no entrosamento entre Thiago Heleno e Henrique para reforçar a defesa e evitar os gols que o alviverde vem sofrendo em bolas aéreas. A convocação do camisa 3 do elenco de Felipão dá fôlego ao time. Henrique é a esperança do Palmeiras antes de partir para Córdoba com a delegação brasileira que irá enfrentar a Argentina, no próximo dia 14.

Do lado do Colorado, a responsabilidade, é claro, fica nos pés de Damião. O atacante vem tirando o sono dos adversários, balançando as redes de cabeça, com bola rasteira ou com uma bomba de fora da área. O jeito é o que menos importa, mas o gol aparece quando Damião está em campo, pelo menos é o que mostra o retrospecto dos últimos jogos do Inter. Mas o artilheiro ainda quer mais. Damião busca aumentar o número de gols para encostar em Borges, que já marcou 16 vezes no Brasileirão, enquanto Leandro Damião soma seus “modestos” 10 gols na competição.

O Palmeiras entra em campo na tarde de hoje sem Kleber e João Vitor, suspensos pelo terceiro amarelo, e Valdivia, Dinei e Maikon Leite, lesionados. O Internacional também não terá Bolívar, que pediu para se afastar por um tempo dos jogos por conta das críticas que vem ouvindo da torcida, Rodrigo, Sorondo, Tinga e Zé Roberto, lesionados, e Guiñazu também é desfalque após receber o terceiro amarelo.

Linha do Tempo

No histórico do confronto entre os dois times, a vantagem é do Colorado. Foram 59 jogos pelo Campeonato Brasileiro, 16 vitórias do Palmeiras, 17 empates e 26 vitórias do Inter.

Desde que surgiu o campeonato por pontos corridos, em 2003, o mandante tem mantido a boa campanha em casa. Em 15 partidas, foram 10 vitórias dos donos da casa e apenas 4 empates. A exceção à essa regra foi no ano de 2006, quando o Inter fez 4 a 1 no Palmeiras em pleno Palestra Itália. O episódio foi marcado pela estreia de Alexandre Pato ao futebol brasileiro.

O último confronto no Pacaembu foi há 26 anos, e as duas equipes empataram em 2 a 2. A curiosidade é que mesmo com a vantagem no retrospecto geral, o Inter não vence o alviverde desde 2009.

_______________________________


Serviço:
O que? Palmeiras x Internacional
Onde? Estádio do Pacaembu, São Paulo (SP)
Quando? Domingo, 11, às 16h00
Prováveis times:
Palmeiras: Marcos, Cicinho, Thiago Heleno, Henrique e Gabriel Silva; Chico, Marcos Assunção, Patrik e Luan; Vinícius e Fernandão.
Internacional: Muriel, Nei, Rodrigo Moledo, Juan e Kleber; Sandro Silva, Elton, D’Alessandro e Oscar; Andrezinho e Leandro Damião.