quinta-feira, 6 de outubro de 2011

AEG entra como parceira da Wtorre para dirigir a nova Arena Palestra

Por Danielle Rosa

O Palmeiras e a WTorre anunciaram nesta quinta-feira uma nova parceria na gestão da Arena Palestra. A AEG Facilities, empresa norte-americana líder mundial na operação de arenas, assinou no último dia 1º de outubro um contrato por um período de dez anos (renováveis por mais vinte) com o clube alviverde e a WTorre, empresa responsável pelas obras do novo estádio. A multinacional será responsável pela organização de eventos da Arena Palestra em dias que não tenham jogos do Verdão.

O Palmeiras também lucra com a parceria, já que o clube deve embolsar uma fatia de 20% a 45% de toda receita gerada por shows e demais eventos promovidos pela AEG.

O presidente Arnaldo Tirone não esteve presente no evento para apresentação da nova parceria. “O Tirone não veio porque teve alguns problemas, mas foi tudo estabelecido em conjunto e ele está muito animado com a AEG. Nosso desafio é aumentar as opções de entretenimento e proporcionar ainda mais conforto ao torcedor palmeirense”, afirmou Rogério Dezembro, diretor de novos negócios da WTorre.

Para amenizar a falta do presidente, uma personalidade ilustre mandou um recado aos torcedores. O inglês David Beckham fez uma aparição em vídeo parabenizando os palmeirenses pela nova casa e dizendo que ainda virá conhecer o estádio. Atualmente, Beckham atua no Los Angeles Galaxy, dos EUA, clube gerido pela AEG. O curioso é que os palmeirenses não têm uma boa lembrança do inglês. Beckham era um dos jogadores do Manchester United no final do Mundial Interclubes de 99, no Japão, quando o Palmeiras deixou escapar o título.

A Nova Arena está prevista para ser inaugurada em abril de 2013. O empreendimento contará com anfiteatro, centro de convenções, centro de mídia, museu, lojas, estacionamento e restaurantes.

Maquete na Nova Arena. Projeto deve ser entregue em abril de 2013. Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com
Mesmo que o estádio não seja utilizado no período da Copa do Mundo aqui no Brasil, Rogério Dezembro afirma que as obras seguem os padrões propostos caso aja alguma modificação no estatuto. “Não vou dizer que temos esperança, mas estamos fazendo no padrão FIFA. Ela (Nova Arena) tem capacidade para 45 mil pessoas e vai ficar pronto no primeiro semestre de 2013. Se o Comitê Brasileiro entender que deva nos credenciar nós vamos receber com muita honra, mas o projeto não foi criado e não está sendo executado em função dessa expectativa”, ressaltou.

Questionado sobre o cronograma, o diretor de novos negócios da Wtorre é conciso. “O cronograma está mantido sim. Eventualmente você pode ter dez dias pra mais, dez dias pra menos, mas não tem porque duvidar que ele será entregue no período estipulado”, disse.

O acordo com a AEG não prejudica o trabalho da Traffic, responsável por comercializar camarotes e cotas de patrocínio no estádio. De acordo com Rogério Dezembro, era preciso buscar um empresa especialista em gestão, o que não era o caso nem da Wtorre e nem da Traffic. “Nós construímos shoppings, arenas, escritórios, nós não sabemos como operar isso. Temos um conhecimento básico, mas operar com competência e assegurar segurança a quem estiver desfrutando disso não. Tem que ficar nas mãos de profissionais e fomos buscar os melhores”.

Quanto ao estádio, Rogério enfatiza que em breve o esqueleto poderá ser visto por torcedores e a nova cara da Arena começará a ser mostrada. “Tivemos que demolir boa parte do antigo Palestra e limpar o subsolo. Então estamos mantendo 1/3 do estádio e os outros 2/3 foram demolidos e ai tem essa remoção do entulho não visível que está enterrado. Essa parte já foi 80% concluída e em mais umas 3 ou 4 semanas vamos começar a ver os pilares que ficam pra cima da terra porque até agora nós gastamos um dinheiro e muito trabalho só pra baixo da terra, mas é isso que vai dar a sustentação do
estádio novo”, afirmou.

As obras estão em ritmo acelerado e em breve o clube alviverde terá uma casa nova, motivo para alegrar os palmeirenses e abafar um pouco a crise dentro de campo. Rogério Dezembro brinca e torce pelos dias que virão: “se a gente já era torcedor, agora somos duas vezes torcedor”.

Ficha técnica da Nova Arena

Capacidade do estádio: 45 mil pessoas em jogos de futebol e 60 mil em megaeventos.

Anfiteatro: 15 mil pessoas
Centro de Convenções: 1.500 mil pessoas
Camarotes: 166
Estacionamento: 1.500 vagas
Edifício de mídia: 8.000 m², com capacidade para centenas de jornalistas trabalharem simultaneamente
Sala de entrevista coletiva: 200 profissionais

Chico fala sobre baixas no elenco e ironiza fofocas de bastidores

Por Danielle Rosa

Chico acredita no elenco para subir na tabela e descarta Neymar como peça chave de clássico. Foto: Divulgação
Palmeiras e Santos entram em campo no próximo domingo, 9, na Vila Belmiro sem poder contar com alguns jogadores chaves de cada equipe. Do lado alviverde, o técnico Luiz Felipe Scolari não terá Luan, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e Valdívia, que defende a seleção chilena. Do outro lado, o Peixe perde Neymar, que viaja com a seleção brasileira que irá disputar dois amistosos. Para o volante Chico, a perda maior ainda será do Palmeiras que não terá duas peças importantes do time.

“Os dois times perdem, pois todo mundo sabe que o Neymar é o grande jogador do Santos, mas taticamente o Luan vem sendo perfeito para nós. E o Valdivia dispensa comentários na criação, colocando os jogadores na cara do gol. Os dois saem perdendo, mas o Palmeiras mais, uma vez que tem dois jogadores fora, enquanto o Santos apenas um”, explico Chico depois dos treinos da tarde desta quarta-feira.

Para o clássico de domingo, o Santos pensa em pedir a liberação de Neymar da seleção. Dessa maneira, o atacante não participaria do amistoso contra a Costa Rica, que está marcado para sexta-feira, dia 7, e voltaria a defender a seleção canarinho apenas na partida diante do México, na outra terça, dia 11.

O volante Chico não quis saber detalhes sobre o que o Santos pode ou não fazer. “Vou pensar só no Palmeiras, se o Neymar jogar, vamos marcá-lo firme, senão não”, disse.
Chico falou também sobre a pressão da torcida santista na Vila Belmiro e pede aos palmeirenses que colaborem mais uma vez para ajudar o time a vencer o clássico, já que neste Brasileirão o elenco ainda não perdeu nenhum.

“A torcida fica em cima lá na Vila. Não tem aquele espaço do campo para a arquibancada. É a casa deles, mas nossa torcida também vai comparecer. Vai ser um grande jogo, precisamos desses três pontos”, afirmou.

Sobre as fofocas do clube, Chico brincou e disse que antes de vir para o Palmeiras já sabia que teria que enfrentar problemas extra-campo. “Já ficou até engraçado ouvir as fofocas. Falam muita coisa que nem a gente sabe, acaba virando brincadeira no vestiário”, finalizou.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Fim do silêncio: Henrique fala sobre Libertadores e a briga pelo título

Por Danielle Rosa


Henrique acaba com o silêncio e fala sobre situação da equipe
Foto: Felippe Scozzafave
O Brasileirão deste ano não está trazendo bons resultados para o Palmeiras. Com o final da 27ª rodada, o elenco soma 9 vitórias, 5 derrotas e 13 empates. O retrospecto nada agradável deixa o clube em 8º colocado e cada vez mais distante da zona de classificação para a Libertadores da América do ano que vem.

Para tentar colocar ordem na casa, Felipão proibiu os jogadores de darem entrevista na última semana. A lei do silêncio terminou hoje, quando o zagueiro Henrique concedeu uma entrevista coletiva ao final dos treinos desta tarde.

“Foi uma semana que achamos melhor não dar entrevista para preservar todos os jogadores. O time inteiro decidiu isso. Ficar em silêncio. Mas é bom falar sim”, disse.

Henrique falou também sobre a imprensa e o tal medo sobre o que sai ou não na mídia, como Felipão acusou no último sábado. “Não é questão de ter medo da imprensa, às vezes inverte as palavras que a gente fala. Buscamos respeitar assim como vocês respeitam a gente. Temos que dar o nosso máximo dentro de campo, só isso”.

A onze jogos do final do campeonato, o Palmeiras tem algumas pedreiras pela frente, enfrenta o Santos, na Vila, e depois o Flamengo, no Engenhão. O Palmeiras tem a melhor defesa do Nacional, mas também o pior ataque. Henrique, zagueiro, e Kleber, atacante, somam o mesmo número de gols: 3.

“Dentro de campo a gente busca fazer o melhor. Quando ganha, ganha os 11. Quando perde, também perde os 11. Isso é um grupo e temos oportunidades e estamos ali pra fazer. O importante é os três pontos e não dos pés de quem fez”, ressaltou.

O objetivo continua o mesmo: uma vaga para a Libertadores. “Vamos buscar nosso melhor. A liderança está um pouco longe, mas a Libertadores está a quatro pontos, então vamos lutar para estar ali pertinho e conseguir estar entre os cinco primeiros”, disse.

Depois dos treinos da manhã desta terça-feira, o lateral Gabriel Silva sentiu uma entrada mais pesada e saiu de campo mancando com dores no joelho esquerdo, mas o departamento médico avaliou como uma lesão leve e ele deve estar a disposição do treinador.

O treino físico de meio campo foi a atividade de hoje na Academia de Futebol. Felipão ainda teve tempo de dar uma dura no atacante Maikon Leite. O xerife dominou a bola e fez um gol de calcanhar e exigiu o mesmo do atleta, que não conseguiu o mesmo feito.

O Palmeiras enfrenta o Santos, na Vila Belmiro, neste domingo, 09, às 16h. Felipão não terá Cicinho e Kleber, que se recuperam de lesão; e Luan, que cumpre suspensão. Do lado do Santos, Muricy Ramalho não terá seu principal jogador, Neymar.

Cicinho volta aos treinos físicos, mas segue como dúvida para o clássico

Por Danielle Rosa

Cicinho volta aos treinos físicos, mas não deve jogar contra o Santos no próximo domingo. Foto: Felippe Scozzafave
Para a partida deste domingo contra o Santos, na Vila Belmiro, o técnico Luis Felipe Scolari ainda terá algumas dores de cabeça. O atacante Kleber e o lateral direito Cicinho se recuperam de lesão e voltam aos poucos a treinar com o elenco, mas não devem entrar em campo no clássico.

Cicinho já apareceu algumas vezes durante a semana no gramado da Academia de Futebol. Nesta segunda, o jogador correu ao redor do campo para recuperar o ritmo. Na tarde desta terça-feira, Cicinho fez treinos físicos separado do elenco, mas já apresenta uma boa recuperação.

A última partida do jogador foi na derrota por 3 a 0 diante do Internacional, no dia 11 de setembro. Dois dias depois sentiu dores no tornozelo direito durante os treinos e ficou fora das últimas partidas.

Cicinho ainda deve desfalcar a equipe na rodada do final de semana, mas tudo indica que voltará a defender a camisa verde e branca na reta final do brasileirão.

Outra dúvida de Felipão é Kleber. O Gladiador esteve fora do jogo contra o América-MG, no empate em 1 a 1, no último sábado. Com tendinite no joelho esquerdo, Kleber não voltou a treinar em campo. O atacante faz reforço muscular desde a semana passada e de acordo com a assessoria do Palmeiras, deve voltar aos gramados nesta quarta-feira. Mesmo que Kleber treine com o elenco deve ser poupado do jogo contra o Santos.

Com poucos atletas e muitos dirigentes, Marcos inaugura clínica de fisioterapia

Por Danielle Rosa

Fotografia do "São Marcos" estampada ao fundo da sala de musculação. Foto: Danielle Rosa
As últimas semanas podem não ser das melhores para o Palmeiras, mas para o goleiro Marcos os novos ventos estão trazendo novidades. O jogador inaugurou nesta segunda, 03, um centro de fisioterapia para reabilitação de atletas, ex-atletas e público em geral.

A clínica São Marcos está localizada no Hotel Holiday Inn do Parque Anhembi, zona norte de São Paulo.

A noite foi de festa. Convidados, imprensa e curiosos estiveram na estreia da clínica. Lá Marcos falou sobre os novos projetos e brincou com a vida dentro de campo. “Sou um produto da fisioterapia. Por isso que a idéia de fazer essa clínica é justamente com o intuito de ajudar atletas ou ex-atletas que não possuem condições financeiras e que de alguma maneira necessitam de um trabalho preventivo para evitar ou curar determinadas lesões. Tudo que tem de bom no Reffis do SP e no CT do Palmeiras vamos ter aqui”, explicou.

“A clínica São Marcos é pra todo mundo que precisar. Muitos jogadores vêm da Europa e poderão se recuperar aqui. Importante ressaltar a facilidade também por ser dentro de um hotel. Trata aqui e vai para o samba para testar. Se estiver ruim, volta”, disse em tom de brincadeira.

O centro de fisioterapia saiu do papel assim que os responsáveis pelo Holiday Inn e pela Topper, patrocinadora do goleiro, entraram na briga. “Eles toparam na hora”, falou Marcos.
O evento não foi de gala, mas alguns convidados pararam os corredores e fizeram os holofotes brilharem bem longe do protagonista. O vice de futebol, Roberto Frizzo, o dirigente Afonso Della Monica e outros tantos mandatários do Palmeiras tiveram presença confirmada na inauguração da Clínica São Marcos.


Durante a inauguração muitas pessoas visitaram a sala de musculação da Clínica São Marcos (esquerda);
a piscina aquecida também faz parte do centro de reabilitação (direita). Fotos: Danielle Rosa
Outras personalidades também deram uma passadinha por lá. Foi o caso de Felipão (que não quis conversar), do ex-goleiro Ronaldo - do Corinthians, Deola, Ademir da Guia, Leão, Milton Neves, César Sampaio, Oscar Roberto Godoy, Denílson, e os goleiros da base alviverde.

Sanchez visita clínica de Marcos
Foto: Danielle Rosa
Entre tanta gente andando pra lá e pra cá no hotel, quem chamou mesmo a atenção foi o dirigente corinthiano, Andrés Sanchez. O mandatário falou pouco, não quis atenção das câmeras e dos diversos microfones que o cercavam. Foi colocado na parede quando colocaram Dagoberto na conversa.

- Dagoberto pode ser uma possível contratação do Corinthians para a próxima temporada?

- É impossível ele ir para o Corinthians – disse firmemente.

Ironias de lado, Sanchez encheu a boca para falar da nova clínica de Marcos. “O mais importante é a ação que ele (Marcos) está fazendo. Se ex-atleta do Corinthians quiser treinar aqui serão bem-vindos com certeza”, disse.

Elogiou, filosofou e saiu de fininho antes que qualquer um naquele saguão pudesse perceber.

A clínica conta com uma sala de musculação, uma piscina aquecida, uma sala de tratamento especializado e mais uma recepção com fotos e miniaturas do goleiro que fez história. “A idéia vem acontecendo há dois anos e meio. A gente queria não só os jogadores, mas também atletas de fim de semana. Eu jogo no Palmeiras, lá é fácil ter fisioterapia de graça. Cara que joga bola no fim de semana vai fazer onde?”, afirmou.

Quando questionado sobre o nome da clínica, o goleiro riu e não escondeu: “não sei se foi falta de criatividade, mas foi primeiro nome na cabeça”.

Marcos: “Se eu renovar com o Palmeiras vou baixar o salário no chão, pelo simples prazer de jogar futebol”

Por Danielle Rosa

Marcos encara a imprensa e fala sobre sua possível aposentadoria
Foto: Danielle Rosa
Se o goleiro Marcos vai mesmo deixar os campos no final do ano, ninguém sabe ao certo, nem o próprio jogador. Depois de 18 anos de Palmeiras, Marcos resolveu investir em outros planos. O atleta inaugurou nesta segunda-feira, 03, a Clínica São Marcos, um centro de fisioterapia para recuperação de lesões. O ídolo alviverde aproveitou a ocasião para falar da carreira e dos bastidores do clube.

“Vou cumprir meu contrato como sempre fiz. Minha intenção é chegar ao fim do ano e parar. Não adianta ficar brigando com meu corpo, porque só vai me prejudicar. Se não tivesse problema de contusão, eu continuaria e poderiam me xingar a vontade”, brincou.

Primeiro Marcos carimbou sua aposentadoria, depois se arrependeu. O goleiro pensou melhor e quis deixar uma gota de esperança aos torcedores. “Sou meio bipolar, chega no fim do ano e eu fico mais um pouco e deixo todo mundo feliz e eu fico feliz. Gosto de fazer o que faço. Se eu renovar com o Palmeiras, vou baixar o salário no chão, pelo simples prazer de jogar futebol”, continuou o atleta.

Marcos não fugiu ainda das explicações sobre a atual fase do time. “O Palmeiras tem de brigar pela Libertadores. Sabemos da importância que tem para os clubes em termos de patrocínio e para contratar jogadores. Acho difícil o título”, desabafou.

Ídolo da torcida alviverde e um dos líderes em campo, Marcos não escondeu o anseio pelos dias que virão e nem os problemas políticos do clube. “O Palmeiras sempre foi assim, sempre teve racha político. Aqui a gente se preocupa com um problema que aconteceu ontem, mas aí já tem outro que você não estudou tanto. A briga do Felipão com o Frizzo sei através de vocês (imprensa). Porque lá dentro não vejo, eu juro. Você pensa, será que o bicho tá pegando?”

E não parou por aí: “medo da imprensa não, mas da repercussão que dá quando o time está em uma fase ruim. Quanto menos falar, melhor. Tem conversas que fazemos só entre a gente e no outro dia sai no blog do Perrone. Fizemos essa reunião várias vezes, mas não tem como descobrir quem fala”.

Deola deve assumir como titular a partir do próximo ano
Foto: Danielle Rosa
Marcos afirmou ainda que o seu substituto Deola está em melhores condições para assumir a posição e que, aos 38 anos, não tem mais como evoluir dentro do clube. Do banco de reservas para o campo, Deola já vem se preparando para assumir de vez o cargo e deixa isso bem claro. "Eu me considero titular sim, mas respeito o Marcos e tudo o que ele construiu aqui", revelou Deola.

A Clínica São Marcos deve ser, a partir de agora, a mais nova fase do goleiro, que pretende deixar os gramados nos próximos meses, mas sem apagar o que viveu dentro do Verdão.

“Financeiramente fiz errado, mas pelo prazer fiz o certo. Não me arrependo de forma alguma. Às vezes você ganha uma fortuna e é infeliz, comigo não foi assim. O Palmeiras é a minha casa”, finalizou.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Curiosidade: Pontuação dos primeiros colocados do Brasileirão é a pior desde 2006

Por Danielle Rosa

Com os jogos do final de semana chega ao fim a 27ª rodada do Brasileirão. Antes de partir para a reta final, a leitura dos pontos e dos líderes até o momento não é nada boa. Desde 2006, quando foram impostas as novas regras, com 20 times e pela disputa de pontos corrido, esta é a pior edição dos quatro primeiros colocados. Vasco, Corinthians, São Paulo e Botafogo juntos conseguiram somar apenas 189 pontos.

Antes desta temporada, a pior sequência de pontos corridos era de 2006, quando São Paulo, Grêmio, Santos e Inter tinham 191 pontos ganhos.

A curiosidade fica para o primeiro colocado. Em três edições (2006, 2007 e 2010), o líder da 27ª rodada do campeonato levou a taça para casa.

O retrospecto vale também para a parte de baixo da tabela. Os quatro últimos, Atlético-PR, Atlético-MG, Avaí e América-MG acumulam até o momento 95 pontos, pior marca do Nacional. Este é o pior desempenho desde 2009, quando o quarteto da zona de rebaixamento somava 98 pontos.

Em 2006 e 2007, os quatro últimos colocados da 27ª rodada acabaram sendo rebaixados de fato. Já em 2008 e em 2010, pelo menos dois foram rebaixados.