quinta-feira, 6 de outubro de 2011

AEG entra como parceira da Wtorre para dirigir a nova Arena Palestra

Por Danielle Rosa

O Palmeiras e a WTorre anunciaram nesta quinta-feira uma nova parceria na gestão da Arena Palestra. A AEG Facilities, empresa norte-americana líder mundial na operação de arenas, assinou no último dia 1º de outubro um contrato por um período de dez anos (renováveis por mais vinte) com o clube alviverde e a WTorre, empresa responsável pelas obras do novo estádio. A multinacional será responsável pela organização de eventos da Arena Palestra em dias que não tenham jogos do Verdão.

O Palmeiras também lucra com a parceria, já que o clube deve embolsar uma fatia de 20% a 45% de toda receita gerada por shows e demais eventos promovidos pela AEG.

O presidente Arnaldo Tirone não esteve presente no evento para apresentação da nova parceria. “O Tirone não veio porque teve alguns problemas, mas foi tudo estabelecido em conjunto e ele está muito animado com a AEG. Nosso desafio é aumentar as opções de entretenimento e proporcionar ainda mais conforto ao torcedor palmeirense”, afirmou Rogério Dezembro, diretor de novos negócios da WTorre.

Para amenizar a falta do presidente, uma personalidade ilustre mandou um recado aos torcedores. O inglês David Beckham fez uma aparição em vídeo parabenizando os palmeirenses pela nova casa e dizendo que ainda virá conhecer o estádio. Atualmente, Beckham atua no Los Angeles Galaxy, dos EUA, clube gerido pela AEG. O curioso é que os palmeirenses não têm uma boa lembrança do inglês. Beckham era um dos jogadores do Manchester United no final do Mundial Interclubes de 99, no Japão, quando o Palmeiras deixou escapar o título.

A Nova Arena está prevista para ser inaugurada em abril de 2013. O empreendimento contará com anfiteatro, centro de convenções, centro de mídia, museu, lojas, estacionamento e restaurantes.

Maquete na Nova Arena. Projeto deve ser entregue em abril de 2013. Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com
Mesmo que o estádio não seja utilizado no período da Copa do Mundo aqui no Brasil, Rogério Dezembro afirma que as obras seguem os padrões propostos caso aja alguma modificação no estatuto. “Não vou dizer que temos esperança, mas estamos fazendo no padrão FIFA. Ela (Nova Arena) tem capacidade para 45 mil pessoas e vai ficar pronto no primeiro semestre de 2013. Se o Comitê Brasileiro entender que deva nos credenciar nós vamos receber com muita honra, mas o projeto não foi criado e não está sendo executado em função dessa expectativa”, ressaltou.

Questionado sobre o cronograma, o diretor de novos negócios da Wtorre é conciso. “O cronograma está mantido sim. Eventualmente você pode ter dez dias pra mais, dez dias pra menos, mas não tem porque duvidar que ele será entregue no período estipulado”, disse.

O acordo com a AEG não prejudica o trabalho da Traffic, responsável por comercializar camarotes e cotas de patrocínio no estádio. De acordo com Rogério Dezembro, era preciso buscar um empresa especialista em gestão, o que não era o caso nem da Wtorre e nem da Traffic. “Nós construímos shoppings, arenas, escritórios, nós não sabemos como operar isso. Temos um conhecimento básico, mas operar com competência e assegurar segurança a quem estiver desfrutando disso não. Tem que ficar nas mãos de profissionais e fomos buscar os melhores”.

Quanto ao estádio, Rogério enfatiza que em breve o esqueleto poderá ser visto por torcedores e a nova cara da Arena começará a ser mostrada. “Tivemos que demolir boa parte do antigo Palestra e limpar o subsolo. Então estamos mantendo 1/3 do estádio e os outros 2/3 foram demolidos e ai tem essa remoção do entulho não visível que está enterrado. Essa parte já foi 80% concluída e em mais umas 3 ou 4 semanas vamos começar a ver os pilares que ficam pra cima da terra porque até agora nós gastamos um dinheiro e muito trabalho só pra baixo da terra, mas é isso que vai dar a sustentação do
estádio novo”, afirmou.

As obras estão em ritmo acelerado e em breve o clube alviverde terá uma casa nova, motivo para alegrar os palmeirenses e abafar um pouco a crise dentro de campo. Rogério Dezembro brinca e torce pelos dias que virão: “se a gente já era torcedor, agora somos duas vezes torcedor”.

Ficha técnica da Nova Arena

Capacidade do estádio: 45 mil pessoas em jogos de futebol e 60 mil em megaeventos.

Anfiteatro: 15 mil pessoas
Centro de Convenções: 1.500 mil pessoas
Camarotes: 166
Estacionamento: 1.500 vagas
Edifício de mídia: 8.000 m², com capacidade para centenas de jornalistas trabalharem simultaneamente
Sala de entrevista coletiva: 200 profissionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário