Por Luciana Braga
Sem seus principais homens de frente, que desfalcaram a equipe nesta noite de quarta-feira, 31, o Palmeiras perdeu para o Botafogo, em partida válida pela 20º rodada do Campeonato Brasileiro, a primeira do segundo turno. O Botafogo nem precisou fazer muito para garantir os três pontos. Em jogo morno, o alvinegro carioca definiu a partida no primeiro tempo, quando abriu 2 gols de diferença em jogadas de bola parada Depois, administrou a vantagem e jogou no erro do Palmeiras para fechar o placar: 3 a 1.
Depois do final de semana de clássicos, do qual as duas equipes saíram vitoriosas, cariocas e paulistas entraram em campo para disputar o famoso “jogo dos seis pontos”. No papel, duas equipes muito similares. O Palmeiras, 6º colocado, dono da melhor defesa do campeonato com 14 gols sofridos e da melhor campanha dentro de casa. O Botafogo, 5º colocado, segunda melhor defesa do Brasileirão com 19 gols, segunda melhor campanha dentro de casa.
Em campo, foi o Botafogo quem levou a melhor, aproveitou as oportunidades e confirmou sua superioridade dentro do Engenhão, onde não perde há cinco meses. Pelo Brasileirão 2011, são 8 vitórias em 9 jogos, após a vitória desta noite.
O Palmeiras veio para o jogo sem Kleber, que sentiu dores musculares durante os treinos da semana, Luan, pelo terceiro amarelo, Maicon Leite e Dinei, que se recuperam de lesão na coxa, e Vladívia, novamente concentrado com a seleção chilena. A aposta no ataque foi Fernandão, que entrou no campo como referência no ataque, o único homem de frente, apoiado por cinco volantes, que formaram o 4-5-1 adotado pelo técnico alviverde.
O esquema não deu certo. O Botafogo foi superior desde o princípio e contou com as bolas paradas, pesadelo recente de Felipão, para conquistar a vitória. Aos 3 minutos do primeiro tempo, após cobrança de escanteio, Herrera cabeceou para abrir o placar e fazer Botafogo 1, Palmeiras 0. Aos 23, Gustavo aproveitou cruzamento após cobrança de falta e tocou para o fundo do gol. O Palmeiras aumentou sua posse de bola e buscou o ataque, mas não levou perigo ao Botafogo, sequer conseguiu penetrar na área do Fogão.
O segundo tempo não foi diferente. O Palmeiras jogou até onde o Botafogo permitiu e mal conseguia passar da intermediária. O Botafogo, por sua vez, bem postado na defesa, matou o jogo no contra-ataque. Elkeson lançou Maicosuel, que só teve o trabalho de driblar o goleiro e chutar para o gol. Deola não teve a menor chance.
No finalzinho, quando o placar parecia fechado, Marcos Assunção cobrou falta, a bola desviou em Gustavo e morreu no fundo da rede. Final Botafogo 3, Palmeiras 1.
A combinação de resultados da rodada alçou o Botafogo, que venceu 6 dos seus últimos 8 confrontos, à 3ª colocação do campeonato, com 37 pontos, equanto o Palmeiras permanence com 32 pontos e segue fora da zona de classificação para a Libertadores, na 6ª posição.
O Verdão busca a recuperação contra o Cruzeiro, no domingo, 4 de setembro, no Pacaembu. O alvinegro enfrentaria o Santos no sábado, mas a pedido da equipe santista, a CBF adiou o jogo, visto que as estrelas da Vila Belmiro estarão concentradas com a seleção brasileira para o amistoso contra Gana. O Botafogo só volta a campo na próxima quarta-feira, contra o Ceará, no Engenhão.
Ficha Técnica
Botafogo x Palmeiras
Data: 31 de agosto de 2011
Local: Engenhão, Rio de Janeiro
Trio de Arbitragem: Francisco Carlos Nascimento (AL); Alessandro Rocha Matos (BA);
Renda: R$ 123.860,00
Público total: 9.792
Cartões amarelos:
Botafogo: Bruno Cortês, Elkeson
Palmeiras: Rivaldo, Henrique
Gols:
Botafogo: Herrera (3’), Gustavo (23’), Maicosuel (62’)
Palmeiras: Marcos Assunção (47")
Palmeiras: Deola, Cicinho (João Vítor), Henrique, Thiago Heleno (Leandro Amaro), Gabriel Silva; Chico, Márcio Araújo, Marcos Assunção, Tinga (Ricardo Bueno), Rivaldo; e Fernandão
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Botafogo: Jefferson; Lucas, Gustavo; Fábio Ferreira, Bruno Cortês; Marcelo Mattos (Lucas Zen), Renato, Maicosuel (Felipe Menezes), Elkeson; Herrera (Caio) e Loco Abreu
Técnico: Caio Júnior
Nenhum comentário:
Postar um comentário