quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Felipão dá aula de fundamento para laterais

Por Danielle Rosa

Atividade individual deve ser mais uma arma do Palmeiras para tentar fugir da má fase. Foto: Danielle Rosa
O técnico Luiz Felipe Scolari tenta inovar os treinamentos na Academia de Futebol do Palmeiras. Na manhã desta quarta-feira, cinco jogadores foram convocados pelo comandante para realizarem atividades específicas e individuais. Os laterais Cicinho, Paulo Henrique, Gabriel Silva, Rivaldo e Gerley foram os escolhidos da vez.

O treino durou cerca de uma hora e não faltaram broncas de Felipão. O treinador fez questão de participar da atividade lado a lado dos atletas. Ele vestiu o colete de treino e ficou o tempo todo corrigindo erros de cruzamento, de marcação e de passes.

O auxiliar técnico, Flávio Murtosa, e outros três goleiros reservas (Fábio, Raphael Alemão e Borges) também foram chamados para participarem da “brincadeira”. Pela direita, Cicinho e Paulo Henrique tentavam vencer a marcação dupla de Gabirel Silva e Gerley. Do lado esquerdo, as posições se inverteram.

Não precisou muito para Felipão começar a criticar. “Tem que pegar essa bola lá do outro lado do muro, senão o Leão fica com ela”, ironizou assim que Gerleu errou um cruzamento.

Com a nova tática, Felipão relembra os tempos em que Telê Santana atuava no futebol. Quando treinador, Telê exigia que seus atletas treinassem cada característica individual e aprimorassem sua técnicas. Muitos jogadores ficavam até a noite no CT treinando repetidamente cabeceios, cruzamentos e outras tantas modalidades. Se funcionou para o São Paulo dos anos 90, por que não tentar no Palmeiras de hoje?

Cicinho aprovou a novidade: “Nunca tinha passado por isso, de treinar só com cinco jogadores num período. O professor pôde passar umas coisas que vínhamos errando nos jogos. Foi legal a iniciativa e mostra a preocupação dele com o setor”.

Os puxões de orelha de Felipão continuaram por todo o treino. A intenção da comissão técnica é tentar aprimorar cada setor com treinos específicos.

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