sexta-feira, 8 de julho de 2011

Você sabia?

por Paula Maia

A partir de agora o Palestra Diário trás pra você, leitor e torcedor, a sessão “Você Sabia?”. Um espaço reservado para curiosidades, informações históricas, momentos marcantes e decisivos que foram essenciais para o consentimento do Palmeiras no mundo do futebol e para a concepção de uma relação duradoura e apaixonante com a torcida verde e branco.
Aproveitem!

Società Sportiva Palestra Italia

Società Sportiva Palestra Italia foi o primeiro nome dado ao clube fundado por jovens imigrantes italianos que almejavam a formação de um time de futebol que os representasse dentro das grandes equipes da elite paulistana no início do século XX.

Ezequiel Simone foi nomeado presidente na fundação do clube em 26 de agosto de 1914 no Salão Alhambra e na presença de 46 interessados.
Liderados por Luigi Marzo e por Luigi Cervo a idéia de unificação dos diversos clubes italianos que representavam províncias italianas chegou ao consulado italiano de São Paulo, o que ajudou a difundir entre eles o fato de que a mais de três décadas a Itália era representada por apenas uma bandeira. 

Resolvida a parte burocrática a Società Sportiva Palestra Itália realizou sua primeira partida em 24 de janeiro de 1915 contra o Savóia no município de Votorantim, no interior paulista. Os torcedores do novo time puderam vibrar com a conquista da Taça Savóia na vitória de 2 a 0 na estréia, com gols de Bianco e Alegretti. 

Já com prestígio e muitos títulos paulistas nas décadas de 20 e 30, a mudança de nome para Sociedade Esportiva Palmeiras foi outorgada no governo de Getúlio Vargas em 1942. Na ocasião o Brasil havia se juntado aos países “Aliados” durante a Segunda Guerra Mundial, que lutavam contra os países do “Eixo”, no qual a Itália pertencia.
No primeiro jogo como Sociedade Esportiva Palmeiras, o clube consagrou-se campeão paulista diante do rival São Paulo FC no estádio do Pacaembu. Nos anos seguintes se solidificou como uma das equipes mais importante do Brasil.
Evolução dos distintivos

Nenhum comentário:

Postar um comentário