sábado, 9 de julho de 2011

365 dias sem Palestra Itália

*Informações do site oficial do Palmeiras

por Raphael Silva

Nesse sábado, o Palmeiras completa exatamente um ano que se despediu de do Palestra Itália. A despedida não foi como o torcedor imaginava. No amistoso contra o Boca Juniors, o Verdão acabou perdendo por 2x0. Porém a última partida oficial ocorreu na vitória contra o Grêmio (4x2) pelo Campeonato Brasileiro de 2010. Foi a última vitória antes do início das obras da nova Arena.

O estádio do Palestra Itália está localizado onde no início do século 19 para o século 20, a Companhia Antartica Paulista criou um parque visando o lazer de seus funcionários. O local que tinha 300 mil metros quadrados recebeu o nome então de Parque da Antartica.

O Palestra Itália começou a mandar seus jogos no Parque Antartica em 1917. Mas foi apenas em 1920, com a ajuda da Companhia Matarazzo, que o Palestra efetuou a compra do campo e de grande parte do terreno. A estréia como proprietário foi numa goleada sobre o Mackenzie por 7 a 0 no dia 16 de maio de 1920.

A primeira grande reforma aconteceu no final da década de 50. A arquibancada foi totalmente reconstruída e a capacidade dobrou de tamanho. O campo então foi suspenso e deu origem ao nome "Jardim Suspenso". No Palestra Itália, o Palmeiras detém o recorde mundial de 68 jogos de invencibilidade (1986 a 1990). O estádio também já foi palco de inúmeras conquistas do Verdão, inclusive a mais importante até agora, a Copa Libertadores de 1999.

A reforma dessa vez é total. A capacidade que era de 27.650 pessoas, aumentará para 45 mil espectadores. A nova Arena visa ser uma das mais modernas do mundo e deseja receber os jogos da Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo de 2014.

"Longe de casa", o Palmeiras já atuou 39 vezes como mandante e tem um aproveitamento de 64,5%. Na partida desse domingo contra o Santos, o Verdão fará sua 40ª partida fora do Palestra Itália e tenta manter o bom aproveitamento.

Até agora foram:
- 23 jogos no Pacaembú com 11 vitórias, 6 empates e 6 derrotas
- 8 jogos na Arena Barueri com 5 vitórias, 2 empates e 1 derrota
- 6 jogos no Canindé com 6 vitórias e nenhum gol sofrido
- 1 jogo no Teixeirão (São José do Rio Preto) com 1 vitória
- 1 jogo na Arena da Fonte (Araraquara) com 1 derrota

Enquanto as obras seguem a todo vapor, você pode conferir o site oficial da nova Arena e se manter atualizado sobre o novo estádio do Verdão. O site inclusive possui uma câmera 24 horas mostrando a evolução das obras.


Confira como ficará a nova casa do Verdão.

2 comentários:

  1. Só um ano? Acho que vai durar mais tempo hein?!

    ResponderExcluir
  2. Faltou revisão neste texto. E a letra está num corpo diferente, não? É preciso ter um padrão

    ResponderExcluir