domingo, 17 de julho de 2011

Livro celebra Mundial de 1951

Por Luís Gustavo S. Garcia*

No dia 22 de julho de 1951 o Palmeiras escrevia seu nome na história do futebol internacional. Em um jogo contra a Juventus de Turim, disputado no Maracanã, no Rio de Janeiro, o Verdão superou a Vecchia Signora (1x0 no primeiro jogo e 2x2 no segundo) e levantou a chamada Taça Rio, considerado o Mundial da época.

Capa do livro sobre o Mundial de 1951
Para celebrar a conquista, o Verdão terá uma obra especializada sobre a competição. O livro "Palmeiras Campeão do Mundo 1951", escrito pelo jornalista e pesquisador Fernando Razzo Galuppo. A festa de lançamento será realizada na Livraria Saraiva do Shopping Eldorado, nesta segunda-feira, 18, às 19 horas, com entrada aberta para o público.

Em entrevista ao site do Palmeiras, o autor explicou o que o levou a escrever tal obra. “O esporte brasileiro, de uma maneira geral, guarda as suas histórias e feitos quase que na sua totalidade na memória oral. Ou seja, pouco se registrou os feitos esportivos do Brasil e suas instituições de maneira racional e organizada, através de obras e documentos, ao longo do tempo”, disse Galuppo, que ainda complementou: “Isso me incomoda muito e gera muita ignorância e desinformação. Dada essa constatação, senti a necessidade de elaborar um registro de um dos feitos mais marcantes do esporte brasileiro, não apenas para os palmeirenses. A obra visa resgatar um período de ouro do futebol nacional e fez com que a auto-estima do nosso povo se renovasse após o trauma do Maracanazzo, na Copa do Mundo de 1950”.

Além do livro, a conquista também deve ser lembrada no novo modelo da camisa do Palmeiras, que será lançada em breve.

*Com informações do site oficial do Palmeiras (palmeiras.com.br)

3 comentários:

  1. O dia que a Taça Rio for considerada um mundial, o Olaria pode se considerar decacampeão do mundo..
    Para, puta torneiozinho armado pra animar a torcida brasileira depois da derrota na Copa de 50..

    ResponderExcluir
  2. E o Bonsucesso, Bangu e Cabofriense, campeões da Taça Guanabara..
    Também podem escrever livros de campeões mundiais?

    ResponderExcluir
  3. FAIL Pepe hahaehaehaeaeh

    po mano, não fala um negócio desses. le o livro antes né

    ResponderExcluir