quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Arena Palestra de cara nova

Por Danielle Rosa*

Espaço do antigo Palestra Itália, que dá lugar às obras da nova arena. Foto: Divulgação
O estádio Palestra Itália já foi palco de grandes clássicos, abrigou ídolos de diversos times e marcou história para a torcida palmeirense. Foi lá que surgiu a “turma do amendoim”, que hoje virou “turma do limão”, foi o estádio que viu gols de letra, de canela, de pênalti. Há pouco mais de um ano o estádio fechou suas portas e derrubou toda estrutura antiga para dar lugar à nova Arena.

Vieram as dúvidas se a WTorre, empresa responsável pelas obras, conseguiria cumprir o prazo de entrega do novo espaço. Depois que a poeira baixou é hora de ver o estádio tomando forma. No próximo dia 15, será entregue o primeiro prédio, o de vestiários das piscinas. O Palmeiras deve demorar de duas a três semanas para equipar o ambiente.

Quem passa pelas proximidades da obra começa a acreditar que a Arena será mesmo entregue em abril de 2013, prazo estipulado pela WTorre. A construtora conta com 300 funcionários trabalhando diariamente para acelerar o ritmo das obras. Assim que os prédios de quadras e o administrativo ficarem prontos, o número de funcionários deve subir para 1.000. Isso porque assim que os prédios da sede forem entregues o foco será somente para o estádio.

Outra novidade que dá vida ao andamento das obras é que a construtora deve fechar a venda dos “naming rights” (direitos de nome) do estádio até o final desse ano. A WTorre pretende vender esses direitos por cerca de R$ 180 milhões, por um acordo válido por oito ou dez anos.

O nome da nova arena alviverde será anunciado no final do ano. Até o momento, dois candidatos saem na frente na briga pelos direitos do espaço. Rogério Dezembro, diretor de novos negócios da própria WTorre, e a Unimed. O Palmeiras ainda analisa as propostas.
“Estamos encaminhados e otimistas nas conversas que estamos tendo”, afirmou Rogério Dezembro sobre as negociações entre a WTorre e a diretoria alviverde.


Com a entrega do novo prédio dos vestiários, o último lance de arquibancada deve ser destruído (local onde ficavam as torcidas visitantes). Assim que não sobrar mais nada do antigo Palestra Itália as fundações da nova Arena podem começar a serem efetuadas. Em quinze dias, já foram instaladas 120 estacas para a sustentação da obra (de um total de 800 previstas). Atrás das antigas numeradas começa a ser erguido nos próximos meses um centro de mídia, com capacidade para 2.000 profissionais.

Vestiário das piscinas do novo prédio, que será entregue nos próximos dias. Foto: Marcos Ribolli / globoesporte.com


A construtora analisa agora propostas para a instalação de cadeiras retráteis, comuns na Alemanha, para que o torcedor possa assistir aos jogos em pé e com muito mais espaço. Esse sistema é conhecido como Conceito Stehplatz, e se for adotado pela nova Arena será a primeira vez que o Brasil poderá desfrutar desse conceito. O estádio ganha até oito mil lugares quando as cadeiras retráteis são retiradas.

“É interessante pela cultura do nosso futebol, mas ainda estamos definindo. Há também a possibilidade de instalarmos cadeiras fixas, mas que “encolhem” quando o torcedor se levanta. Ela também facilita a circulação. Ainda estamos analisando orçamentos para escolher o que for mais vantajoso”, revelou Rogério Dezembro.

A WTorre também será responsável pela cobertura metálica de todo o estádio. Visto tanto por fora quanto por dentro, o estádio terá um aspecto entrelaçado, o mesmo apresentado pelos estádios da Copa do Mundo da Alemanha. As medidas do gramado também devem ser alteradas, passando a possuir 110m x 75m (mesma medida do Maracanã antigo). Para que isso se concretize, uma parte ainda maior do atual campo deverá desaparecer, incluindo o espaço conde está o distintivo do Palestra Itália.

Rogério Dezembro deixou o departamento de marketing do Palmeiras em janeiro e assumiu logo em seguida a WTorre, se tornando um dos responsáveis pela Arena Palestra. Dezembro garante que a documentação para a construção da nova arena está regularizada e que não nada que possa impedir o andamento das obras.

“Tudo passou por um longo processo na Prefeitura, cerca de dois anos, o que posso garantir é que a documentação está toda regularizada”, disse.

O prédio que será lançado nos próximos dias já pode ser visto das avenidas do bairro da Pompéia. O primeiro piso do edifício abrigará um ginásio para 1.500 torcedores, enquanto no topo haverá uma quadra de futebol society.

O prédio da administração terá seis andares e aproximadamente 14 metros de altura. De acordo com o planejamento da WTorre, o topo terá uma visão panorâmica de todo o complexo e será decorado com um jardim. Já o piso dedicado a ginástica olímpica deve ser construído com o pé-direito duplo para um melhor aproveitamento.

A WTorre terá que correr muito ainda até 2013. Até lá, só resta ao torcedor palmeirense ver aos poucos a nova arena ganhar vida.

Arena Palestra
Empresa responsável: WTorre
Prazo de entrega: abril de 2013
Capacidade: 45 mil pessoas



* Com informação do globoesporte.com

Um comentário: