Por Danielle Rosa e Luciana Braga
A noite desta quinta-feira, 11, marcou a estreia de Vasco e Palmeiras na Copa Sul-Americana. Em jogo de erros, quem levou vantagem foi o Vasco. Jogando no São Januário, diante de pouco mais de mil torcedores, a equipe carioca soube aproveitar as oportunidades e venceu os paulistas por 2 a 0. Para seguir na competição, o Palmeiras precisa vencer o jogo de volta por 3 gols de diferença.
O técnico alviverde, Luiz Felipe Scolari, não pôde contar com o meia Valdivia, que está defendendo a seleção chilena no amistoso contra a França, e nem com o lateral-esquerdo Gabriel Silva, convocado para o Mundial Sub-20 da seleção brasileira.
Do lado vascaíno, Ricardo Gomes também teve seus desfalques. Renato Silva teve que ser improvisado na vaga de Dedé, convocado para a seleção de Mano Menezes e cumprindo suspensão, e Alecsandro, que sequer foi relacionado para a partida.
O primeiro tempo foi equilibrado. Ambas as equipes tentavam chegar ao gol – o Vasco com Juninho Pernambucano e Diego Souza, e o Palmeiras com Kleber e Maikon Leite. A igualdade só foi rompida aos 42 do segundo tempo após cobrança de escanteio de Bernardo, quando a bola resvalou em Diego Souza, ex-Palmeiras, e morreu no fundo do gol, abrindo o placar.
Na segunda etapa, as duas equipes buscavam o gol por meio das bolas aéreas. O Palmeiras assumiu uma postura mais ofensiva, mas faltou precisão na hora de finalizar. Dinei, que entrou no lugar de Maikon Leite, teve a melhor oportunidade do Verdão, mas desperdiçou quando chutou a bola em cima de Fernando Prass. Em seguida, ele chegou até a balançar a rede, mas estava em posição de impedimento e o lance foi anulado.
Para não levar o empate, o técnico Ricardo Gomes sacou Diego Souza e apostou na entrada de Victor Ramos como terceiro zagueiro para dar mais segurança à defesa cruz-maltina. A estratégia do professor deu certo. Jogando no contra-ataque, o Vasco fechou o placar aos 34 do segundo tempo. Leandro recebeu lançamento na direita, cruzou para Elton que, de cabeça, mandou para o gol. Maurício Ramos chegou a desviar levemente a bola, enganando o goleiro Marcos. Vasco 2, Palmeiras 0.
Após a derrota, Marcos criticou o desempenho de sua equipe e pediu reforços. "Vai entrar na Libertadores para perder? Tem de entrar para ganhar. Não adianta entrar na Libertadores com o time que a gente tem, que não vai ganhar. Tem de fortalecer. Temos de ter mais atacantes. Não é critica aos nossos atacantes. Mas vamos esperar que o time possa melhorar", disse.
Este foi o segundo confronto entre Palmeiras e Vasco na história da Sul-Americana. Em 2008, o time paulista levou a melhor e conseguiu avançar para a segunda fase. O Palmeiras perdeu o primeiro jogo por 3 a 1 no Rio de Janeiro, mas se recuperou na partida de volta, quando fez 3 a 0 no Palestra Itália e conseguiu a classificação.
No Campeonato Brasileiro, tudo igual. Palmeiras e Vasco seguem com 27 pontos cada e na briga jogo a jogo pelo topo da tabela. A equipe carioca ocupa o 4º lugar por ter uma vitória a mais do que os alviverdes, na 5ª colocação. O Vasco, já classificado para a Libertadores de 2012 por ser o campeão da Copa do Brasil, luta pelo título do nacional e quer avançar na Sul-Americana como um teste para a próxima temporada. O Palmeiras, por sua vez, quer a vaga na Libertadores da América e aposta nos dois campeonatos para o tão sonhado espaço no torneio internacional.
Este foi o primeiro de uma série de confrontos entre Palmeiras e Vasco. No domingo, 14, as equipes voltam a se enfrentar pela 16ª rodada do Brasileirão. O jogo será em São Januário, às 16h. Pela Sul-Americana, a segunda partida será na quinta-feira, 25, no estádio do Pacaembu, às 20h15.
Ficha Técnica
Copa Sul-Americana
Vasco 2 x 0 Palmeiras
Data: 11 de agosto de 2011
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Trio de Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden (RS); auxiliado por Altemir Hausmann (RS) e Erich Bandeira (PE)
Renda: R$ 44.635,00
Público total: 1.707
Cartões amarelos:
Palmeiras: Thiago Heleno e Henrique
Gols:
Vasco: Diego Souza e Elton
Palmeiras: Marcos, Cicinho, Henrique (Maurício Ramos), Thiago Heleno, Gerley, Márcio Araújo, Marcos Assunção, Patrik (Vinícius), Luan, Maikon Leite (Dinei) e Kleber
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Vasco: Fernando Prass; Fagner, Renato Silva, Anderson Martins, Julinho; Romulo, Jumar (Felipe), Juninho Pernambucano, Bernardo (Leandro); Diego Souza (Victor Ramos) e Elton.
Técnico: Ricardo Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário