Por Luís Gustavo S. Garcia*
As reclamações de jogadores de treinadores sobre a arbitragem no Brasil são recorrentes. Toda rodada do Campeonato Brasileiro ao menos um juiz é “crucificado”. E com o Palmeiras não é diferente. Luiz Felipe Scolari foi julgado ontem pelo STJD e punido com a suspensão por dois jogos, pela sua expulsão na partida contra o Atlético-MG.
![]() |
Nova tabela, segundo o site "Placar Real" Foto: Divulgação |
Felipão costuma reclamar bastante quando julga que sua equipe saiu prejudicada, como, por exemplo, no clássico do último domingo, contra o São Paulo, quando disse que para o juiz, "só faltou mordê-lo". Agora o técnico ganha mais um aliado nessa “briga” entra comissões técnicas e trios de arbitragem: o site Placar Real
Times como Internacinal, Santos e Atlético-MG teriam suas posições bastante alteradas, com a “nova” tabela. De acordo com os criadores, o site identificou até agora 110 casos polêmicos de arbitragem, com 54 erros que impactaram diretamente na tabela de classificação.
Criado neste ano pelo engenheiro civil Daniel Fazenda Freire e pelo publicitário Rodrigo Scudero Capela, o Placar Real acompanha a Série A do Campeonato Brasileiro e mantém uma classificação paralela da competição, considerando os supostos erros de juízes. De acordo com os critérios desenvolvidos para monitorar os erros de arbitragem, o Palmeiras teria seis pontos a mais e pularia da 6ª colocação para a vice-liderança, apenas dois pontos abaixo do Corinthians.
Apesar da mudança significativa para a tabela oficial, os idealizadores do site afirmam que não é possível comprovar cientificamente que a competição é manipulada. “Não dá para dizer que o Palmeiras está sendo prejudicado. Ainda não temos como apresentar isso como uma estatística. Não tem nada que fale esse é um erro, que os caras prejudiquem ostensivamente um time ou outro”, afirma Daniel.
O “Placar Real” é atualizado pelos próprios criadores do site, que tentam acompanhar o máximo que conseguem de cada rodada. Eles se baseiam em uma lista com 54 critérios que são usados para o aumento ou a diminuição de pontos na tabela.

Ainda que seja um site com um princípio de “imparcialidade” nos seus julgamentos, dificilmente o Palmeiras poderia se beneficiar nas conclusões por ele elaboradas. De qualquer maneira, trata-se de mais um capítulo na “guerra” entre treinadores e árbitros brasileiros.
*Com informações do site uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário