Por Luís Gustavo S. Garcia e Paula Maia*
Neste domingo o Palmeiras enfrenta um de seus mais tradicionais adversários, o São Paulo. Na história dos dois clubes, muitas foram as vezes que se encontraram. Mas uma delas, é marcante e traz boas lembranças ao torcedor palmeirense. Quando o clube mudou de nome e passou a se chamar Palmeiras, o Tricolor foi o primeiro adversário. No dia 20 de setembro de 1942, a equipe entrou em campo, derrotou o São Paulo por 3 a 1 e sagrou-se campeão Paulista.
Entrada triunfal do jogadores do Palmeiras, na sua primeira partida com este nome - Foto: Divulgação |
A partida final foi tensa, pois o adversário, o São Paulo Futebol Clube, reivindicava para si o patrimônio do então Palestra Itália. O Verdão marcou com Cláudio Christovam de Pinho, Del Nero e Echevarrieta, enquanto o Tricolor fez o seu com Waldemar de Brito. Após o 3 a 1 no placar, o São Paulo desistiu do jogo aos 19 minutos do segundo tempo e deixou o campo sob vaias até da própria torcida.
No dia seguinte, os jornais traziam a seguinte manchete sobre o Palmeiras: "Morreu líder, nasceu campeão".
A data foi tão marcante que, no dia 11 de outubro de 2005, foi sancionada na cidade de São Paulo a Lei n.º 14.060, que definiu o dia 20 de setembro como o "Dia da Sociedade Esportiva Palmeiras".
*Com informações do site oficial do Palmeiras
Nenhum comentário:
Postar um comentário