quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Palmeiras vence, mas está fora da Sul-Americana


Por Luciana Braga

Nesta quinta-feira, 25, diante de 9.993 pagantes no Pacaembu, os atacantes do Palmeiras finalmente voltaram a marcar, mas a vitória de 3 a 1 sobre o Vasco não foi o suficiente para classificar o alviverde para a próxima fase da Sul-Americana. O Verdão demonstrou garra e determinação, e saiu de campo aplaudido pela torcida, mas foi o Vasco, que havia vencido o primeiro confronto por 2 a 0, quem fez a festa. O time carioca garantiu a vaga no critério de desempate – gol fora de casa – e segue na competição.

Suspenso no Campeonato Brasileiro, Luiz Felipe Scolari decidiu assistir o jogo de camarote, deixando o assistente Flávio Murtosa ocupar a área técnica. E foi de lá que ele viu o ataque da sua equipe voltar a funcionar. Luan aproveitou rebote de Fernando Prass após chute de Valdívia e abriu o placar para o Palmeiras, em noite de estreia do novo uniforme, aos 21 minutos do primeiro tempo.

O Vasco, recuado, explorou a qualidade de Diego Souza para sair nos contra-ataques  e segurar a bola. No melhor lance dos cariocas no primeiro tempo, Leandro chutou com efeito, exigindo uma grande defesa de Marcos, que foi obrigado a se esticar para alcançá-la. A tranquilidade do Vasco, que soube cadenciar o jogo a seu favor, pôs fim à paciência do Palmeiras, que errava muitos passes, e de Felipão, que desceu ao vestiário para fazer uma visita aos seus jogadores.

As sua palavras pareciam ter surtido efeito. O Palmeiras voltou para o segundo tempo mais disposto e partiu para o ataque em busca do segundo gol. Ele saiu aos 8 minutos, dos pés de Kleber, que não marcava há dez jogos. O Gladiador, livre na marca do pênalti, aproveitou cruzamento de Luan e mandou para o fundo da rede, deixando tudo igual no placar agregado, 2 a 2, o que levaria a decisão para os pênaltis. Kleber, então de paz com a torcida, comemorou junto às organizadas, que explodiram de euforia, mal sabendo o que estava por vir. Apenas 4 minutos depois, o volante Jumar, ex-Palmeiras, mandou um bolaço de fora da área e surpreendeu o goleiro Marcos, imóvel dentro da pequena área, tanto quanto a torcida, que se calou nas arquibancadas.

O gol de Jumar deixou o Palmeiras em uma situação muito incomoda – precisava fazer 4 a 1 para se classificar. Foi ai que o desespero e o nervosismo entraram em campo, enquanto a organização partiu pelo vestiário. Bolas levantadas na área indiscriminadamente e reclamações com a arbitragem preencheram boa parte do segundo tempo, enquanto o Vasco, maduro, aguardava pacientemente o relógio andar. Valdívia chegou a mandar uma bola na trave e Marcos Assunção, no último lance do jogo, em cobrança de falta, fez o terceiro do Palmeiras.

O Verdão parece ter reencontrado o caminho das redes, mas depois da eliminação na Copa Sul-Americana, precisará encontrar outro meio para chegar à Libertadores de 2012. O Vasco, classificado para a próxima fase, terá que esperar quase um mês para conhecer seu próximo adversário, que sairá do confronto entre Aurora, da Bolívia, e Nacional, do Paraguai, a ser disputado no dia 20 de setembro.

Vasco e Palmeiras voltam a campo neste domingo, 28, às 16:00, pelo Campeonato Brasileiro. Em final de semana de clássicos, o Palmeiras enfrenta o líder Corinthians, no Prudentão, enquanto o Vasco vai ao Engenhão enfrentar o vice-líder Flamengo. Se o Vasco vencer e houver uma combinação de resultados favorável, pode chegar até a liderança do campeonato. O Palmeiras pode, no máximo, assumir a 5ª colocação.

Ficha Técnica

Palmeiras 3 X 1 Vasco
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 25 de agosto de 2011 (Quinta-feira)
Horário: 20h15(de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Brasil)
Assistentes: Carlos Beckenbrock (Brasil) e Ricardo Marques (Brasil)
Cartões amarelos: Gabriel Silva, Maikon Leite, Chico (Palmeiras). Allan, Renato Silva (Vasco)
Público: 9.993 pagantes
Renda: R$ 291.048,00

Gols:
Palmeiras: Luan, aos 12 minutos do primeiro tempo. Kleber, aos 8 minutos do segundo tempo. Marcos Assunção, aos 47 minutos do segundo tempo
Vasco: Jumar, aos 12 minutos do segundo tempo

Palmeiras: Marcos; Cicinho, Thiago Heleno, Henrique e Gabriel Silva (Patrik); Chico, Marcos Assunção e Valdivia; Maikon Leite (Vinícius), Kleber e Luan
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Vasco: Fernando Prass; Allan, Dedé, Renato Silva e Márcio Careca; Rômulo, Jumar (Fellipe Bastos), Bernardo e Diego Souza; Leandro (Fagner) e Elton
Técnico: Ricardo Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário