Felipão leva pena branda do STJD e fica apenas dois jogos suspenso. Foto: Divulgação |
O técnico Luiz Felipe Scolari não esteve presente nos treinamentos desta tarde, na Academia de Futebol. A ausência se deu porque o treinador estava no Rio de Janeiro sendo julgado pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) pela expulsão contra o Atlético-MG. Felipão poderia pegar até 720 dias de punição e ter que arcar com uma multa de R$ 200 mil. Porém, a punição foi bem mais amena do que o esperado. O STJD anunciou agora a noite a penalidade imposta ao técnico: 2 jogos de suspensão.
A notícia acalma os jogadores e os torcedores que não esperavam ficar tanto tempo sem Felipão à beira do gramado. Os advogados do Palmeiras ainda podem recorrer ao resultado do julgamento e irão solicitar um efeito suspensivo para o treinador.
Luiz Felipe Scolari foi acusado pela procuradoria do tribunal por “incitar publicamente o ódio ou a violência” (artigo 243-D) e ofender o auxiliar técnico da partida Roberto Braatz. Felipão chamou o auxiliar de safado e foi acusado por “assumir conduta contrária à disciplina desportiva” (artigo 243-F). Scolari foi absolvido dos dois artigos citados e foi condenado apenas no artigo 258 po "assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou éticadesportiva não tipificada pelas regras".
A partida entre Palmeiras e Atlético-MG que rendeu a suspensão ao técnico ocorreu no dia 30 de julho, no estádio do Canindé, pela 13ª rodada do Brasileirão. No episódio, o Verdão venceu por 3 a 2 a partida.
O treinador não precisava estar presente no dia de hoje durante o julgamento no STJD, mas fez questão de “faltar” aos treinos para se defender diante dos tribunais.
Como a pena é válida apenas para jogos do Campeonato Brasileiro, Felipão poderá trabalhar normalmente na partida desta quinta-feira, 25, contra o Vasco, pela Sul-Americana. O jogo acontece no Pacaembu, às 20h15. Por outro lado, ele não estará presente no gramado no clássico de domingo, contra o Corinthians, em Presidente Prudente, às 16h; e nem na partida diante do Botafogo, no próximo dia 31, às 21h50, no Engenhão.
O STJD é o negócio mais chato do futebol brasileiro e o melhor jogador dos times cariocas.
ResponderExcluir