domingo, 14 de agosto de 2011

Em série de três, Vasco vence segunda partida consecutiva sobre o Palmeiras

Por Luciana Braga

No dia dos pais, os jogadores vascaínos entraram ao lado dos “velhos” antes do início da partida contra o Palmeiras, pela 16º rodada do Capeonato Brasileiro, partida que valia a quarta colocação na tabela. Em um jogo regular, quem comemorou foi o pai do jovem meia Bernardo, que marcou o único gol da partida numa bela cobrança de falta e garantiu a segunda vitória do Vasco contra o Palmeiras num intervalo de 3 dias.

A vitória, por 1 a 0, deixou o Vasco a apenas 4 pontos dos líderes Corinthians e Flamengo. O Vasco não vencia o Palmeiras pelo Brasileirão desde 2006, quando goleou o Porco por 3 a 0, no São Januário. Para o Palmeiras, que segue com uma campanha inexpressiva fora de casa – apenas 7 pontos em 8 jogos – a derrota significou a perda de uma posição na tabela, já que o Botafogo venceu seu compromisso contra o América-MG e assumiu a quinta colocação, que até a 15º rodada pertencia ao Verdão.

No primeiro tempo o Palmeiras parecia que ia engrenar. A equipe tomou a iniciativa e dominou a posse de bola. Aos gritos de “vamos ganhar, Porco” os jogadores pareciam se sentir à vontade em campo e partiram para o ataque. Aos 14 minutos, veio a melhor oportunidade do jogo – Renato cortou para o meio da grande área do Vasco, a bola foi parar nos pés de Valdívia, que chutou muito forte e perdeu um gol incrível.

O Vasco, com postura de visitante, só apareceu no ataque por volta dos 30 minutos, com algumas chances em bola parada com Julinho e Juninho Pernambucano. Deola apareceu bem em todos os lances e afastou o perigo. Novamente, foi o Palmeiras que desperdiçou outra chance clara de gol. Dessa vez, Valdívia lançou Kleber, que tirou do goleiro pelo alto. Antes que ele pudesse concluir, Anderson Martins chegou na cobertura e afastou. Na sobra, Dinei tentou, meio desajeitado, mas a zaga vascaína jogou a bola para escanteio.

O segundo tempo começou movimentado, com as duas equipes buscando o jogo. Mas a partir dos 15 minutos, as faltas e a chuva de cartões amarelos dominaram a cena. Ao todo, foram 5 cartões amarelos para cada equipe. As duas melhores chances, uma para cada lado, foram com Rômulo, que driblou dois pela direita e chutou cruzado, para o desvio de Deola; e com Maikon Leite, que recebeu levantamento de Valdívia e, debaixo do gol, cabeceou para fora, desperdiçando a terceira chance clara de gol do Verdão.

O jogo já ia se encaminhando para o empate quando Bernardo, o Talismã da Colina – por fazer gols entrando no segundo tempo – entrou no lugar de Juninho Pernambucano para mudar a história do jogo. Aos 33 minutos, ele marcou de falta e fez o seu quinto gol no Brasileirão. O Palmeiras ainda teve a chance de empatar com Vinícius, mas Fernando Prass se antecipou e ficou com a bola. O Palmeiras foi melhor que o Vasco durante a maior parte do tempo, mas foi castigado pela ineficiência de seu ataque, sem Maurício Ramos e Marcos Assunção para aliviar a barra dos homens de frente.

Valdívia, que completou 130 jogos com a camisa do Palmeiras, não teve grande atuação, mas participou dos lances mais importantes do time, inclusive o gol perdido no primeiro tempo. Ele resumiu a atuação da equipe: “Faltou o gol”.

Na próxima rodada, o Vasco enfrenta o Avaí, na Ressacada, às 19:30, quarta-feira 17/08, enquanto o Palmeiras volta a campo contra o Bahia, no Candindé, às 21:00, quinta-feira, 18/08. O próximo jogo do Palmeiras fora de casa é o clássico contra o Palmeiras.


Ficha Técnica
Campeonato Brasileiro
Vasco x Palmeiras
Data: 14 de agosto de 2011
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Trio de Arbitragem: Márcio Chagas da Silva (RS); auxiliado por José A. Chaves Franco Filho (RS) e Eduardo Calza (RS)
Renda: R$ 194.355,00
Público total: 10.826
Cartões amarelos:
Palmeiras: Henrique, Dinei, Luan, Cicinho, Vinícius
Vasco: Renato Silva, Bernardo, Fagner, Julinho, Vitor Ramos
Gols:
Vasco: Bernardo 33’
Palmeiras: Deola, Cicinho, Henrique, Thiago Heleno, Gerley; Chico, Márcio Araújo (Vinícius),Valdívia; Luan (Maikon Leite), Dinei (Patrik) e Kleber.
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Vasco: Fernando Prass; Fagner, Renato Silva, Anderson Martins, Julinho; Romulo, Jumar, Juninho Pernambucano (Leandro), Felipe (Vitor Ramos); Eder Luís (Bernardo) e Elton.
Técnico: Ricardo Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário