domingo, 14 de agosto de 2011

Você sabia? Datas importantes do Parque Antártica

Por Luís Gustavo S. Garcia e Paula Maia

Neste ano, o Parque Antártica completou um ano do início da sua reforma, que vai deixá-lo apto a receber cerca de 45 mil expectadores. Localizado entre os distritos da Barra Funda e Perdizes, na zona oeste de São Paulo, o estádio foi criado pela Companhia Antartica Paulista, visando o lazer de seus funcionários. O Palestra Itália começou a mandar seus jogos no Parque Antartica em 1917. Mas foi apenas em 1920 que passou a ser seu proprietário.

Por conta deste “ano” sem estádio, o Palestra Diário relembra alguns importantes jogos do Palmeiras que aconteceram ali:

1º jogo
No Campeonato Paulista de Futebol de 1917, a Societá Sportiva Palestra Itália sagrou-se vice-campeã, perdendo o título para o Clube Atlético Paulistano. Mas naquele ano, o que realmente marcou o Verdã foi a sua primeira partida no estádio Parque Antártica, no dia 21 de abril. Com dois gols de Ministro e mais um de Heitor, no primeiro tempo, Caetano e Severino, no segundo tempo, o então Palestra Itália fez 5 x 1 no Internacional.

1º jogo como proprietário
A temporada de 1920 foi histórica para o Palestra Itália. Com um começo avassalador, com oito vitórias consecutivas (récorde igualado apenas em 2009), o time conquistou seu primeiro título do Campeonato Paulista. Além da maior goleada, por 11 a 0, contra o Internacional, o time realizou sua primeira partida como proprietário do estádio Parque Antártica, no dia 16 de maio: Palestra Itália 7 a 0 sobre o Mackenzie, com três gols de Caetano, dois de Heitor, um de Fabbi e outro de Imparato.

 A torcida do Verdão sempre apoiou o time no Parque Antártica - Foto: www.palmeirasletsgol.wordpress.com
Recorde de Público
No Paulistão de 1976, o Palmeiras foi novamente campeão, em uma disputa intensa contra equipes do interior. No dia 18 de agosto, o time venceu o XV de Piracicaba por 1 a 0 (gol de Jorge Mendonça), sagrando-se campeão paulista. A partida foi a última conquista de Ademir da Guia no Palmeiras e o último título antes do grande jejum de quase 17 anos sem títulos, o maior já vivido pelo Palmeiras. O jogo registrou também, o mair público dentro do Parque Antártica: 40.283 pagantes.

Título mais importante
Dentro do Parque Antártica, o Palmeiras conquistou um dos seus mais importantes títulos, o da Copa Libertadores da América de 1999. No dia 16 de junho de 1999, cerca de 32 mil pessoas compareceram para o ver o Verdão bater o Deportivo Cali, da Colômbia, por 2 a 1 (gols de Evair e Oséas), e posteriormente sagrar-se campeão nos penaltis, ganahndo a disputa por 4 a 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário