quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Marcos faz anos e cogita continuar jogando

Por Luís Gustavo S. Garcia*

Nesta quinta-feira, 4, o goleiro Marcos completa 38 anos de vida. E com muita alegria, após a boa atuação contra o Coritiba na noite desta quarta-feira. “Pensando bem, voltar na véspera de aniversário e jogar aqui, o resultado foi bem melhor. Se fosse aquele mesmo resultado seria um presente de grego para mim”, disse o goleiro, relembrando a goleada sofrida na Copa do Brasil.

A carreira de São Marcos
Marcos Roberto Silveira Reis nasceu em Oriente, SP, em 4 de agosto de 1973. Desde 1992 atua pelo Palmeiras, único time pelo qual jogou profissionalmente. No mesmo ano, estreiou no time principal do Palmeiras, em um amistoso contra a Esportiva Guaratinguetá, que o Verdão ganhou por 4 a 0. Mas só se tornaria titular, efetivamente, no ano de 1999.

Marcos pode continuar jogando
Neste ano, Marcos passou de reserva a principal astro do time. O Verdão disputava a Copa Libertadores e, após uma contusão de Velloso (o então titular no gol palmeirense), Marcão entrou no time e não saiu mais. Foi decisivo na conquista da Taça, uma das mais importantes da história do Palmeiras. Foi por conta da suas ótimas atuações na competição, que ganhou o apelido de São Marcos.

Em 2001 e 2002 novamente se se destacou na Copa Libertadores, e assim chegou à Seleção Brasileira. Titular absoluto na Copa do Mundo de 2002 sagrou-se campeão mundial com o grupo.

Sofreu com o Palmeiras quando o time foi rebaixado para a série B, ainda em 2002, mas recusou propostas para sair do clube. Permaneceu no Brasil e ajudou a levar o Verdão novamente pra elite do futebol brasileiro.

Em 2007, porém, começou a sofrer com uma série de contusões. Ainda assim, seguiu fazendo aquilo que mais gosta e, em 2010, alcançou a histórica marca de 500 jogos pelo Palmeiras.

Agora prestes a encerrar a carreira, Marcão segue como ídolo inabalável do Verdão, e até cogita continuar atuando, caso o time consiga uma vaga na próxima edição da Libertadores. “A Libertadores é uma competição importante, que eu já tive a felicidade de ganhar. Vamos ver, vamos ver. A ideia é encerrar no fim desse ano mesmo, mas vamos ver”.

*Com informações dos sites lancenet.com.br e globoesporte.com

Principais títulos de Marcos pelo Palmeiras:
Título
Ano
Copa Libertadores da América
1999
Campeonato Brasileiro
1993 e 1994
Torneio Rio-São Paulo
1993 e 2000
Campeonato Paulista
1993, 1994, 1996 e 2008
Copa Mercosul
1998
Copa do Brasil
1998
Campeonato Brasileiro Série B
2003

Principais títulos de Marcos pela Seleção Brasileira:
Título
Ano
Copa América
1999
Copa do Mundo
2002
Copa das Confederações
2005

2 comentários:

  1. Marcão é o cara, mas não pode continuar em campo. Uma hora a carreira acaba e a dele, infelizmente, já chegou ao fim.

    ResponderExcluir
  2. Nota lega, só não gostei do título, burocrático. "Marcos faz anos..." Fala sério!!!

    ResponderExcluir